Como os conservadores restauram obras de arte danificadas, quanto custa e como isso afeta o valor?

Imagine andar por uma bela exposição de pinturas famosas em um museu. Você olha de perto para um Picasso e se inclina para frente com admiração. De repente, você perde o equilíbrio e, sem pensar, se agarra à pintura para se proteger da queda. Opa. Você deixou um buraco do tamanho de um punho em uma pintura de um milhão de dólares.

Pode parecer impossível, mas acontece com mais frequência do que você pensa. Este ano, um menino taiwanês de 12 anos tropeçou e acidentalmente abriu um buraco em um óleo sobre tela Paolo Porpora de $ 1,5 milhão. Seu acidente é um dos muitos deslizes infelizes que danificaram obras de arte caras. Em alguns casos, as pessoas danificam propositalmente. Em 1990, um homem borrifou ácido sulfúrico em “The Night Watch” de Rembrandt. Essa ação foi a terceira vez que alguém danificou propositalmente a famosa obra de Rembrandt; vândalos com facas o cortaram em 1911 e 1975.

No caso da pintura de Porpora, a família do menino não teve que pagar pelos danos. Felizmente, a pintura foi segurada e está em processo de restauração. Mas quem gasta tempo e dinheiro para consertar essas obras de arte valiosas quando ocorrem acidentes? Quanto custa e o que o seguro cobre? Mais importante, como consertar uma pintura com um furo no meio e a obra perder valor com os danos.

Entra o conservador de arte, o herói silencioso que passa incontáveis ​​horas realizando um trabalho delicado para restaurar e conservar peças de arte danificadas.

Danos Estruturais e Estéticos

Embora as pessoas muitas vezes se refiram à conservação e restauração como uma entidade, eles têm algumas distinções. A conservação é a profissão e o ponto de partida para um conservador, enquanto a restauração descreve partes do processo.

Além de conservar os materiais originais, os conservadores consideram o lado da restauração de sua prática para abranger áreas que requerem preenchimentos, cores ou revestimentos para reconstituir um componente ausente da arte. O processo é tedioso e uma forma de arte em si. Os conservadores de arte veem variações de danos, mas todos caem em uma de duas categorias: estrutural ou estética.

Danos estruturais podem ser o resultado de armazenamento em um ambiente impróprio, deterioração de materiais ou práticas inadequadas de manuseio. A intervenção humana se enquadra nesse reino e é um dos principais candidatos ao que causa mais danos à arte. Os danos estéticos ou cosméticos se devem ao fato de a obra apresentar vernizes velhos, que causam descoloração, ou ter tinta descascando da superfície.

“[Os artistas contemporâneos] estão criando obras de arte multimídia e são naturalmente mais difíceis de cuidar do que uma pintura tradicional”, diz Ana Alba, conservadora de arte independente em Pittsburgh e fundadora e proprietária da Alba Art Conservation. “Mas nosso código de ética é usar a maioria das coisas que são reversíveis porque não podemos mudar a intenção do artista ou os materiais escolhidos. No entanto, já tratei papelão e ninguém deve esperar que dure mil anos. ”

O custo de conservação e restauração

Os museus têm acesso a equipamentos técnicos que faltam aos conservadores independentes, de acordo com Rhona MacBeth, conservadora do Museu de Belas Artes de Boston. Por exemplo, os museus têm máquinas de raios-X, que permitem que os conservadores olhem abaixo da superfície das pinturas para documentar sua condição e qualidade. As câmeras infravermelhas podem custar de US $ 50.000 a US $ 100.000, mas os conservadores também podem realizar reparos com câmeras SLR (reflex de lente única) que custam aproximadamente US $ 1.000.

“Em um grande museu como o MFA, tem um enorme departamento científico que pode fazer uma análise de revestimentos para ver como [uma pintura] foi feita”, explica MacBeth.

Conservadores de arte independentes normalmente não possuem equipamentos enormes. Em vez disso, eles pagam para enviar amostras a um laboratório para análise científica, adicionando depois essa despesa à conta do cliente.

“Na esfera pública, os conservadores terão uma taxa horária e um tratamento de conservação será cobrado de acordo com essa taxa ou com o custo total do projeto”, disse Nicholas Dorman, conservador-chefe do Museu de Arte de Seattle.

Os projetos de Alba podem variar de simples limpezas de pinturas pessoais por algumas centenas de dólares a projetos mais complexos que custam milhares de dólares, dependendo do tamanho e da condição da obra de arte. Alba cobra seus clientes por hora. Se houver um problema maior, ela o considerará em sua estimativa.

Fornecer uma estimativa faz parte do código de ética do American Institute for Conservation. Os conservadores devem fornecer uma proposta de tratamento com estimativas de custo e um relatório de exame. O cliente deve assiná-lo antes que qualquer tratamento possa ocorrer.

Peter Himmelstein, conservador de pinturas da Appelbaum & Himmelstein Conservators and Consultants na cidade de Nova York, trabalha para indivíduos e pequenas instituições, observando que alguns clientes pagam do próprio bolso, enquanto outros recebem bolsas para financiar a conservação. Ele diz que uma pequena pintura com uma quantidade média de trabalho de restauração pode custar R$ 2 mil a R$ 6 mil. Uma pintura maior com grandes danos pode custar de R$ 20 mil a R$ 40 mil.

O MFA em Boston emprega cinco conservadores. Dois são funcionários com contratos anuais, enquanto outros trabalham em projetos especiais financiados por fundações ou doações.

Em alguns casos, as indenizações do seguro pagarão pelos tratamentos, como foi o caso quando a família do menino taiwanês não teve que pagar pelos esforços de restauração.

Himmelstein explica que existe um seguro de arte contra todos os riscos, que cobre a responsabilidade por incêndio, inundação e roubo. No entanto, ele diz que não há seguro de responsabilidade profissional para conservadores.

“Os proprietários devem esperar pagar um seguro enquanto a arte está nas mãos do conservador, mas isso não cobre a obra”, diz Himmelstein. “Oferecemos seguro para o proprietário por um valor baixo gratuitamente, uma vez que R$ 4 mil a R$ 6 mil cobrirão a maior parte. Para uma pintura mais valiosa, eles podem aumentar a cobertura quando necessário – digamos, se levar de quatro a cinco meses para ser concluída. ”

Himmelstein diz que a maioria dos museus tem seguro que cobrirá o custo do tratamento se algo for danificado e incorrer em uma perda de valor ou se alguém esbarrar em uma obra de arte. O seguro cobre o custo do tratamento para reparar o dano.

Entre custos e seguro, a conservação é um negócio caro. “Estranhamente, as pessoas não parecem hesitar em gastar dinheiro com carros ou manutenção de casas, porque essas coisas têm utilidade e importância estética”, diz Dorman. “Embora pinturas possam ser muito valiosas, seu status como objetos principalmente estéticos significa que as pessoas muitas vezes consideram a conservação como algo de luxo – um luxo em cima de um luxo, se você quiser.”

O maior custo é o tempo

“Tempo, experiência e treinamento que as pessoas recebem é o que os clientes estão pagando”, diz Himmelstein. “A conservação consome tempo, então é aí que está o custo.”

O tempo representa a maior despesa porque a conservação exige muita mão de obra. MacBeth e Dorman trabalham com equipes profissionais para conservar e restaurar peças de museu. Além disso, os museus costumam trabalhar em várias peças ao mesmo tempo.

Os conservadores dizem que pode levar de duas a três semanas para restaurar uma pintura. No entanto, esse tempo pode variar dependendo da condição da peça, da extensão do dano e do tamanho da pintura. Uma grande pintura com grandes danos pode levar meses e, em alguns casos, anos.

“É muito trabalhoso”, diz MacBeth. “Pode demorar alguns dias se não for uma grande intervenção. Para uma pequena restauração ou limpeza de superfície, como remover o esmerilhamento da superfície, isso pode acontecer em um ou dois dias. Mas tenho trabalhado em pinturas durante anos. ”

O impacto da intervenção

O ciclo de vida de uma pintura varia de acordo com seu estado, os materiais que o artista utilizou e a quantidade e qualidade da restauração a que foi submetida.

“Nas últimas décadas, os conservadores têm pensado muito em … prolongar o período entre os tratamentos”, diz Dorman. “Sabemos que, mesmo quando levantamos bandeiras da reversibilidade e da intervenção mínima, o nosso trabalho é precisamente isso – uma intervenção – e tem um impacto na arte.”

Conservadores e avaliadores parecem concordar que a conservação não diminui o valor de uma pintura. No entanto, esse fator depende da capacidade do conservador de restaurar a peça sem alterar nada na arte.

“Embora poucas formas de tratamento de conservação possam realmente ser consideradas objetivas, os conservadores são treinados para tentar manter os sinais visíveis de suas intervenções o mais discretos possível”, diz Dorman.

“As pessoas argumentam que seria melhor se ninguém nunca tocasse nele”, diz MacBeth. “[Mas] é incrivelmente raro encontrar uma pintura antiga que não foi restaurada. Se a restauração for bem feita, não tenho certeza se isso agrega valor. Sempre há um pouco de subjetividade aqui, dependendo de como alguém acredita que [a restauração] foi feita. ”

Scott Zema, um avaliador da Ark Limited Appraisals em Seattle, diz que a maioria das pinturas em tela teve um trabalho de restauração feito porque a tela, em várias formas, se desintegra com o tempo.

“A restauração é uma grande parte da determinação de valor”, diz Zema. “Se restaurado corretamente, não há perda de valor. Mas você tem que olhar para a qualidade da conservação e a quantidade de danos; tudo entra em jogo [afetando] o valor. ”

Alba explica que os conservadores não podem fazer com que os estragos desapareçam. Embora geralmente possam fazer algo, os conservadores podem não ser capazes de restaurar completamente uma peça, e o custo do tratamento pode superar o custo da pintura.

“A escola americana é diferente da escola europeia, que pode ser mais rigorosa com a limpeza. Aqui, é prática comum remover um verniz porque você o está devolvendo à aparência original ”, diz Alba. “Mas houve grandes controvérsias sobre este [assunto], como a limpeza da Capela Sistina e na Galeria Nacional com um Rembrandt.”

Alba encaminha seus clientes a um avaliador local antes de concordar com o tratamento, explicando que eles poderão determinar melhor o custo de mercado da obra de arte, se precisam conservar a peça e a probabilidade de revenda.

Zema diz que os conservadores podem restaurar pinturas com 50 por cento ou menos de danos. Desde que o dano não afete materialmente a obra original, eles podem restaurar a pintura sem diminuir seu valor. Pense assim: se um carro precisa de um novo motor e uma nova carroceria, o proprietário precisa substituí-lo por um novo.

“Você não quer preencher o rosto por causa de um buraco na tela. Se a restauração foi feita em uma parte significativa, não terá muito valor ”, explica Zema. “O valor nunca será o que seria sem os grandes retoques.”

Danos estruturais podem prejudicar uma obra de arte e o tratamento inadequado pode afetar o valor. O importante a se notar, entretanto, é que muitas pinturas em grandes museus em todo o mundo passaram por algum tipo de restauração. Mas, como Zema aponta, quando restaurado corretamente sem danos significativos, o valor da obra de arte não muda.

“Essas questões nem sempre incomodam o público que gosta dessas pinturas, porque os conservadores trataram as pinturas com cuidado para reduzir o impacto visual de tais danos”, diz Dorman.

MacBeth concorda, explicando: “Se você fizer isso de maneira educada, pode ser divertido ver o que acontece após a restauração. Então você acaba comprando algo que ninguém mais percebeu que era tão bonito quanto é. ”

Os amantes da arte não devem ignorar as obras dos conservadores de arte; sem restauração e conservação, as pinturas que apreciam nos museus ou em suas casas podem desaparecer. A conservação não desvaloriza a arte; em vez disso, restaura o que antes era belo para que o público possa continuar a admirar a obra de arte nos próximos anos.