A linha entre belas arte e peças decorativas é tênue. Ambos são decorativos e englobam elementos de arte. Mas esses dois tipos de arte são diferentes em sua natureza.

O que é decoração e o que é belas artes?

A originalidade das belas-artes é uma de suas qualidades mais preciosas que determinam seu valor. Muitas peças de arte são únicas. Por outro lado, a maioria das peças de decoração é produzida em massa e o número de peças idênticas é quase ilimitado.

FINE ART EVOCA EMOÇÕES

Ao contrário da decoração cujo objetivo principal é ser decorativo e embelezar o espaço envolvente, as belas-artes têm um significado mais profundo. É uma expressão de algo maior do que apenas a imagem. As obras de arte têm como objetivo provocar uma reação emocional ou gerar uma resposta intelectual. Eles podem transmitir uma variedade de idéias e emoções – boas e más, chocantes, perturbadoras ou mesmo feias.

A arte decorativa, por outro lado, é limitada por sua função decorativa. Você não encontrará nenhuma peça de arte decorativa perturbadora, pois a decoração deve ser bonita e esteticamente agradável para cumprir seu objetivo principal.

A MENSAGEM

As peças de arte costumam ter uma infinidade de significados. Elas podem significar coisas diferentes para cada espectador. Por outro lado, a arte da decoração é bastante simples. Reduzidos em significado tendo a decoração como objetivo principal.

MATERIAIS UTILIZADOS

Quando os artistas plásticos escolhem o material para suas peças, eles se concentram naquele que se encaixa na mensagem que desejam transmitir. A arte decorativa, por outro lado, é geralmente feita de materiais acessíveis e fáceis de usar. É por isso que as belas-artes geralmente apresentam materiais de melhor qualidade que permitem aos artistas controlar seus processos e criar uma obra de arte que fala algo ao público.

Quando você vê obras de arte feitas de um material acessível, como acrílico ou papel, mas tem a sensação de que elas ficariam melhor em óleo sobre tela ou bronze, é definitivamente um sinal de que você está olhando para uma arte de decoração em vez de uma obra de arte.

A DIFERENÇA NO PROCESSO CRIATIVO

As belas-artes são o resultado de um processo artístico mais complexo que o artista utiliza para transmitir uma ideia. A eficiência não é a principal preocupação, e é por isso que os artistas plásticos estão dispostos a experimentar e mudar seu processo artístico repetidamente até encontrar a melhor maneira de transferir sua visão para a sua arte.

Como fazer uma distinção entre a arte da decoração e as belas artes?

AS ARTES DECORATIVAS E AS BELAS-ARTES TÊM FINALIDADES DIFERENTES

Como o próprio nome sugere, o objetivo da arte decorativa é principalmente decorar. Na maioria das vezes, a decoração existe para preencher um espaço vazio na parede. Para realçar o fundo, os decoradores usarão cores, linhas e padrões que enfatizam os principais pontos focais da sala, levando em consideração os desejos do cliente. A arte, por outro lado, não tem outro propósito a não ser ser admirada e contemplada como objeto estético.

As peças de arte não combinam com o fundo. Muito pelo contrário, eles são uma parte muito importante do primeiro plano. Se o objetivo da arte decorativa é se encaixar, o objetivo das belas-artes é se destacar e chamar a atenção dos espectadores. Desnecessário dizer que os desejos dos compradores não influenciam o produto final e o artista é livre para escolher seu próprio conceito, estilo e cores que melhor expressem suas idéias e sentimentos.

BELAS ARTES PODEM SER UM INVESTIMENTO

Devido aos seus materiais e técnica de produção simples, a arte decorativa é muito mais acessível do que as belas-artes. Belas obras de arte custam mais, mas também agregam mais valor no longo prazo. Obras de arte finas tendem a ser um investimento, cujo valor deve crescer com o tempo, enquanto o valor da decoração provavelmente permanecerá o mesmo ou até mesmo diminuirá com o tempo.

Agora que você sabe a diferença entre arte e decoração , cabe a você fazer a escolha certa para sua casa. Se você deseja algo único e que comunique um significado mais profundo, opte por uma obra de arte. Por outro lado, se você quer uma peça de arte bonita, mas discreta, que combine perfeitamente com o resto da sua casa, então a decoração pode ser a melhor opção.