Aqui estão algumas das perguntas mais comuns que as pessoas fazem no dia a dia da nossa galeria. São perguntas que podem vir tanto de familiares próximo como de clientes antigos. Nos acreditamos que uma vez sanada essas dúvida você já está apto ou apta a comprar uma obra de arte. Segue abaixo as perguntas.

P : Estou interessado em comprar arte, mas quase não sei nada sobre o tema. Por onde eu começo?

R :Nos estágios iniciais, você simplesmente não tem base suficiente para saber seus gostos e preferências, que perguntas fazer e como corroborar o que os vendedores estão dizendo. Ouça o que eles têm a dizer, mas, ao mesmo tempo, informe educadamente que você está apenas começando e ainda não está pronto para comprar.

Ao explorar o vasto e maravilhoso mundo da arte, não se limite apenas ao que você já conhece ou ao que os outros acham que você deve prestar atenção. Mantenha a mente aberta e observe a abundância de arte em qualquer lugar, tanto em galerias físicas quanto on-line. O mundo da arte é um lugar realmente enorme, com uma variedade inacreditável de opções de arte. Ao longo do caminho, faça todas as perguntas que quiser, aprenda o máximo que puder. Essa abordagem contribui para uma ótima educação e ajuda a identificar a arte e os artistas que você realmente mais ama. No final, você nunca sabe o que vai descobrir e, finalmente, comprar, viver e desfrutar.

P : Depois de ter uma ideia dos tipos de arte que gosto, como faço para encontrá-los? Para onde vou e com quem falo?

R : Decidir que tipos de arte você gosta e realmente focar nos seus favoritos é um processo contínuo. Quanto mais arte você vê, melhor você consegue ajustar e direcionar suas pesquisas em termos de seus artistas favoritos, assuntos e outras particularidades. Leia, ouça e veja como ele é descrito por galerias, pelos artistas que o criaram e on-line. Preste atenção em como são chamados os tipos de arte de que você mais gosta e quais palavras são comumente usadas para descrevê-los. É assim que você aprende a procurá-lo e localizá-lo. Gradualmente, identifique e concentre-se nos artistas, galerias, sites e páginas de mídia social que se especializaram em seus favoritos e oferecem seleções significativas.

P : Devo comprar arte para diversão ou investimento?

R : A arte tem tantos benefícios positivos – ela enriquece, embeleza e melhora o seu ambiente; faz você pensar; mostra novas maneiras de ver as coisas; apresenta perspectivas únicas, incomuns e fascinantes; melhora a qualidade de sua vida; informa e educa; envolve sua psique; expande sua mente e simplesmente faz você se sentir bem quando olha para ela. Em vez de pensar na arte como um investimento, considere seus inúmeros benefícios não monetários.

O dinheiro ainda deve ser uma preocupação, é claro, mas apenas em termos de garantir que o preço pedido do vendedor seja razoável e de acordo com o valor pelo qual obras de arte semelhantes do artista normalmente vendem. Em vez de se preocupar se o valor do produto aumentará ou não com o tempo, descubra se você está pagando um preço justo agora. Isso é o mais importante.

P : Como decido quanto devo gastar?

R: Comece comprando arte com preços mais razoáveis. À medida que você se torna mais experiente e confiante em sua coleta, pode aumentar gradualmente o preço por peça. Depois de entender melhor o mercado e, especialmente, a arte e os artistas que coleciona, uma excelente estratégia é comprar o melhor trabalho de um artista, em vez de obras menores ou menos significativas. Se o melhor trabalho for muito caro ou você não tiver muita experiência, às vezes é melhor começar com algo menor. Outra opção é começar com artistas cujo melhor trabalho esteja mais acessível e dentro da sua faixa de preço. Faça o que fizer, não saia à frente de seu nível de conhecimento.

P : Como encontro galerias, revendedores, artistas, sites e outros tipos de vendedores de boa reputação?

R: Empresas estabelecidas são geralmente melhores para começar. Por exemplo, a galeria que você busca faz grandes feiras, participa da associação de Galerias? Eles têm perfis respeitáveis ​​na comunidade artística? Seus artistas e exposições de arte são avaliados por publicações, sites ou críticos de arte importantes?

O melhor procedimento no início é trabalhar com galerias que tenham bons perfis na comunidade artística e que os colecionadores já comprem delas. O mesmo vale para sites que oferecem uma grande variedade de arte

P : É bom ir a feiras de arte como Feira Parte e SPArte?

R : Com certeza. As melhores feiras regionais, nacionais e internacionais mostram todos os tipos de arte de todos os tipos de galerias e artistas, e você pode ter uma visão realmente boa de quaisquer segmentos do mercado de belas artes em que se concentram. Você não apenas vê inúmeras obras de arte de perto como também tem a oportunidade de conversar com uma impressionante variedade de vendedores que representam uma ampla gama de artistas e regiões geográficas. As oportunidades de aprendizagem por si só valem a pena a experiência.

P : É seguro comprar arte on-line?

R : Definitivamente. Mais e mais pessoas estão comprando arte on-line, e a compra on-line está ficando cada vez mais segura e segura o tempo todo, supondo que você esteja comprando de fontes estabelecidas e confiáveis. À medida que você fica em uma posição melhor e aprenda a se virar, pode ficar mais aventureiro e começar a explorar uma gama mais ampla de vendedores e sites, mas vá com calma e certifique-se de com quem está lidando.

Muitas pessoas que compram arte on-line já sabem o que estão procurando, mas muitas outras estão constantemente em busca de trabalhos novos, incomuns ou promissores de artistas cuja arte eles podem não estar familiarizados. Até que você realmente saiba o que está fazendo, evite procurar pechinchas em sites onde qualquer pessoa pode oferecer qualquer tipo de arte à venda sem qualificação, ou onde particulares podem vender o que quiserem. Mercado Livre, OLX entre outros sempre é uma grande roubada comprar arte. Fuja desses sites!

P : Que tal comprar diretamente dos artistas?

R: À medida que você se torna cada vez mais confiante sobre os tipos de arte que deseja colecionar, tem bastante experiência em examiná-los e avaliá-los e conhece seu caminho no mercado, pode definitivamente começar a se aproximar e comprar diretamente dos artistas. Você também deve ter algum conhecimento sobre preços para não pagar mais caro em algumas peças. A relação com o artista é sempre muito amistosa, nem sempre ele concede um desconto, mas é sempre gratificante conversar diretamente com o artista na qual você terá um quadro, uma escultura ou uma obra.


About The Author