FESTIVAL LAMBE FLORIPA

O Festival acontece anualmente em Florianópolis.
Um evento de troca de experiências entre artistas e participantes, que tem como essência a arte sobre papel e sua exposição em espaços urbanos.

Festival Lambe Floripa – CIC

Um festival de arte impressa, com oficinas presenciais de serigrafia e fine art printing, cursos, exposições, lançamentos de lambe e edições de arte.

Uma experiência digital, com cobertura on-line, antecedido por encontros virtuais e conteúdos compartilhados gratuitamente, além de apresentações e entrevistas com os artistas participantes.

O Festival atualmente ocupa 19 paredes e muros na cidade e pode ser visitado quase integralmente todos os dias da semana a qualquer horário.

Os espaços contam com aproximadamente 90 artistas das artes gráficas nas mais diferentes técnicas.

SITE – http://festivallambefloripa.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/festivallambefloripa/

FESTIVAL CONCRETO

Festival Concreto

Com sede no Parque Rachel de Queiroz, o Festival Concreto objetiva sair dos museus e galerias e democratizar a arte, convidando especialmente os bairros periféricos a consumirem e criarem arte por meio de exposições e oficinas. “O Concreto tenta sempre trabalhar nas periferias. A última edição foi no Complexo Habitacional Zé Walter, e ele abre a porta para muitas pessoas que começam, por exemplo, com assistência e aí depois se tornam artistas”, comenta Amanda Nunes, uma das artistas do festival e integrante do coletivo Concreto Team.

Para ela, a arte é especialmente transformadora para as comunidades periféricas. Ela pensa na própria história, na qual o padrão seria exercer trabalhos subalternos, sem a possibilidade de pensar no meio artístico como uma profissão. “A possibilidade de estar trabalhando com arte está me levando a lugares que, se eu tivesse seguido esse caminho do trabalho subalterno formal, eu não teria essas experiências, esse conhecimento”, afirma.

SITE – https://www.nalatafestival.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/nalata.festival/

CURA – CIRCUITO URBANO DE ARTE

Cura – Circuito de Arte Urbano – Belo Horizonte

O CURA é um dos maiores festivais de arte pública do Brasil, com oito edições, 26 murais em empenas já realizados e 4 mirantes de arte urbana, sendo 3 em Belo Horizonte e 1 em Manaus. Criado em 2017, presenteou Belo Horizonte com seu primeiro circuito de pintura em empenas e o primeiro mirante de arte urbana do mundo. Sua coleção em Belo Horizonte conta com os murais mais altos pintados por mulheres na América Latina e quatro murais de artistas indígenas, sendo a maior coleção de arte pública indígena do mundo.

Site – https://cura.art/

Instagram – https://www.instagram.com/cura.art/

NA LATA FESTIVAL

Na Lata Festival

NaLata Festival Internacional de Arte Urbana transforma a paisagem da cidade de São Paulo a partir da valorização da arte de rua.

A fim de promover a democratização da arte nos espaços urbanos, como uma espécie de museu a céu aberto, “O NaLata proporciona uma experiência cultural diferente em um espaço aberto, que está sempre em constante movimento. Para nós, a arte é uma importante ferramenta de resistência, (de)marcação de espaços e transformação. Reunir obras de novos artistas com nomes já consagrados é um grande ganho para a cidade, que cada vez mais se torna relevante no cenário mundial de muralismo”, comenta Luan Cardoso.

SITE – https://www.nalatafestival.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/nalata.festival/

ALÉM DA RUA FESTIVAL

Além da Rua Festival

O “Além da Rua” é um festival internacional de artes e conexões que, desde 2010, acontece no Ceará. O evento foi idealizado pelos artistas Robézio Margs e Terezadequinta, do Acidum Project, e produzido pela ATO Marketing Cultural. O festival é uma imersão sobre a relação do urbano com o litoral e colabora para a construção de um espaço vivencial com interação poética a partir das Artes Visuais, Arte Urbana, Teatro, Música, Esportes, Formação, Ações Colaborativas e Sócio-Ambientais. 

iNSTAGRAM – https://www.instagram.com/alemdaruafestival/

TAU – ARTE NA RUA

TAU – Arte na Rua Festival

O TAU – Arte na Rua é um Festival de arte em espaço público , além de realizar intervenções em fachadas e vitrines de bares e comércios dos bairros Santa Tereza e Horto, também inclui praças e centros culturais em sua lista de espaços que serão ocupados pelo projeto.

A convocatória do Festival é destinada à artistas de todo o Brasil e interessados de forma geral. São selecionados trabalhos em diversos suportes e distintas técnicas como instalações, objetos, fotografias, desenhos, colagens, escultura, artes gráficas, graffiti, lambe lambe, mobiliário urbano, dentre outros, sempre respeitando a legislação que rege esses espaços e a fruição da circulação de pedestres.

O TAU busca promover um espaço para que artistas possam experimentar e desenvolver trabalhos de forma livre, fluida e processual, oferecendo a eles novos desafios e fomentando a reflexão sobre a utilização do espaço público. Além disso, o TAU visa proporcionar aos moradores e visitantes dos bairros, a possibilidade de desfrutarem de um circuito de obras, bem como uma troca com os artistas, os colocando em contato direto com a arte contemporânea de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil. 

SITE – https://territorioarteurbana.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/territorioarteurbana/

MEETING OF STYLES BRASIL

Meeting Of Styles (MOS) – Rio Tavares – Floripa – Viaduto Seu Getúlio

O Meeting of Style (MOS) começou em 2002,e graças à dedicação, amor e paixão de todos os organizadores, apoiadores e artistas de todo o mundo, o conseguiu realizar mais de 250 eventos apoiando milhares de artistas e atraindo mais de 600.000 espectadores, é provavelmente o Festival de Graffiti mais conhecido e bem-sucedido do mundo.

No Brasil o Festival acontece em diferentes cidades do sul do país.

SITE – https://mosbrasil.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/meetingofstylesbrasil/

FESTIVAL RETALHO

Mural dos artistas Kajaman (RJ) e Ronah Carraro (SP), na Potycabana

O projeto prevê criou um grande museu de arte urbana a céu aberto seguindo a prática muralista que promove a difusão da arte urbana e um novo olhar sob a cidade de Teresina Piauí. A arte urbana é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, diferenciando-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial.

Os artistas que compõem o festival são normalmente locais e alguns convidados de fora para trazer a troca de experiência sem perder a identidade. O evento também promove mesas de bate papo sempre valorizando o protagonismo das mulheres.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/festivalretalho/

MAPA – MOSTRA DE ARTE PÚBLICA

Muro-EEMZA

O MAPA ocupa as ruas e muros de Itabira-MG com obras de artistas locais e convidados.

Itabira está no mapa da arte urbana nacional com uma galeria a céu aberto com murais, instalações e performances de artistas consagrados internacionalmente.

O festival conta com o encontro entre um dos maiores grafiteiros do mundo, o Kobra, e Carlos Drummond de Andrade, através de um mural de 32 metros de altura.

O Festival conta ainda com uma programação com oficinas, shows, feiras e mais. Na rua, gratuito e aberto ao público.

SITE – https://mapafestival.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/mapa.festival/

FESTIVAL NAVEGA DE ARTE URBANA

Festival Navega

Festival Navega de Artes Urbanas. O evento é gratuito e conta com apresentações, performances, espetáculos e oficinas gratuitas, além de incentivar artistas, grupos profissionais, amadores e estudantes, uma forma de democratizar o acesso ao movimento hip hop a toda população.

O evento é realizado em uma grande estrutura montada na Praça dos Emancipadores, em frente ao Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC), no Centro.

Além de atrair novos artistas e resgatar a história das danças urbanas na cidade, o festival contempla, no mesmo espaço, outros estilos e movimentos artísticos, como batalhas de rap, breakdance, cosplay, grafite e oficinas de artes de rua.

FESTIVAL SALIVA DE ARTE URBANA

O Festival Arte Salva promove intervenções artísticas em Porto Alegre, com trabalhos assinados por diferentes artistas.

Com objetivo transformar a cidade em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto, o Arte Salva, se concentrou no Centro Histórico na primeira edição e nas seguintes foram para Cidade Baixa. “Nossa meta é alcançar o máximo de regiões possíveis ao longo dos anos. Sabemos que essa mudança na paisagem urbana vai para além de revitalizar os prédios, pois traz transformações de impacto social: a arte pública promove na comunidade o desenvolvimento conjunto econômico, cultural e social, e para o indivíduo, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais. O projeto visa resgatar a sensação de pertencimento da comunidade, deixando para trás a sensação de que as vias públicas são meras passagens, mas sim espaço de arte, reflexão, beleza e contemplação”, declara o Gestor Cultural, responsável no sul do país pelo projeto canadense – Art Battle.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/festivalsaliva/

STREET ART TOUR

Street Art Tour – Rizo

O Street Art Tour é um movimento de valorização, produção e difusão da arte urbana de Florianópolis. O objetivo é reforçar a importância e a relevância dessa linguagem artística como expressão cultural e identitária por meio de um trabalho conjunto entre artistas, poder público e iniciativa privada.

MUSEU A CÉU ABERTO E NA PALMA DA MÃO

A primeira ação do Street Art Tour foi o mapeamento e catalogação de vários murais de arte urbana no município de Florianópolis. Neste processo todas as informações levantadas foram formatadas para serem disponibilizadas em formato de aplicativo digital para as plataformas IOS e ANDROID.

O APP do Street Art Tour é um verdadeiro museu digital que oferece ao usuário a experiência de fazer um tour guiado pelos trabalhos existentes na cidade. Sua principal funcionalidade é a navegação via GPS por um mapa interativo onde estão identificadas as diversas obras do acervo de arte urbana da Capital. Elas estão marcadas por pins que indicam a sua localização, pode ser um muro, uma fachada, até mesmo um viaduto. Para saber detalhes delas basta clicar no pin e então o usuário tem informações técnicas e conceituais de cada trabalho e também informações sobre seus criadores, o visitante conhecerá um pouco da trajetória de cada artista e terá acesso a localização de suas outras criações.

SITE PARA BAIXAR O APP – https://www.streetarttour.com.br/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/streetarttourfloripa/

JACUBA FESTIVAL GRAFFITI

Jacuba Festival Graffiti

O Jacuba Festival de Graffiti foi criado em 2020 em Hortolândia com o objetivo de oferecer à comunidade o contato com novas linguagens artísticas, além de transformar Hortolândia referência nacional na arte do spray. De lá para cá, o evento só vem crescendo. Na sua 6ª edição, apresenta como diferencial o formato de mutirão. Somadas todas as edições anteriores, 30 artistas participaram do festival. Desta vez, serão 120 em um único evento.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/jacubagraffiti/

FESTIVAL DE PONTA A PONTA

Festival de arte urbana que acontece anualmente em João Pessoa, Paraiba.

Com uma série de oficinas murais, sopas urbanas, batalhas de tag e leilão de arte o festival vem se firmando na cena cultural urbana de João Pessoa.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/festivaldepontaaponta