A arte pode ser comprada diretamente com os artistas. Atualmente com as redes sociais é possível encontrar e interagir com artistas do mundo inteiro. São poucos os artistas que não estão nas redes sociais. Com uma ferramenta de comunicação tão acessível é hora de fazer uma busca pela internet de artistas interessantes e que compartilhem comigo, com você algumas semelhanças.

Eu particularmente gosto de fazer primeiramente uma pesquisa de artistas em concursos de artes visuais, prêmios como o Prêmio Pipa, sempre que tem uma exposição de coletivo, busco o nome de artista por artista, e assim vou descobrindo artistas que estão mais alinhados aos meus gostos.

Com os nomes em mãos vou para as redes sociais e busco um por um e começo a seguir, principalmente no Instagram. Dificilmente adiciono como amigo no Facebook, aliás o Facebook eu utilizo bem pouco.

E quando desejo adquiri uma arte e estou indeciso quanto ao artista eu tento levar em conta os primeiramente os itens citados abaixo. O que já é uma primeira seleção tanto do artista como das obras que penso em adquirir.

  • Faça sua pesquisa na internet. Por exemplo, muitos dos estúdios ou galerias que é possível comprar arte tem um site e disponibiliza informação de qualidade dos seus artistas e representados. Visite esses sites ou obtenha diretórios com antecedência para ter uma ideia de quais tipos de arte ou quais artistas são mais atraentes para você. Além de ver exemplos da arte, você frequentemente encontrará breves biografias, declarações, informações de contato e links das redes sociais, como o Instagram.
  • Seja online ou pessoalmente, veja todos os materiais impressos que o artista fornece – declarações ou explicações da arte, currículos, biografias, listas de preços ou qualquer outra informação.
  • Considere artistas que tem um produção regular e consistente. É importante o artista participar de exposições regularmente e tenha até prêmios ou menções honrosas.
  • Se você gosta de uma obra de arte, mas não a entende muito bem ou tem alguma dúvida sobre ela, pergunte. A maioria dos artistas ficam felizes em contar mais sobre a obra. Eu quando compro do artista sempre quero saber a história da obra que estou comprando. Se puder conhecer suas inspirações para chegar no resultado final vou querer saber. A história diz tudo sobre uma obra e a partir do momento que você a compra ela começa outra história.
  • Inspecione cuidadosamente qualquer arte que você está pensando em comprar – não apenas a frente, mas também a parte de trás, laterais, parte superior, inferior, bordas, onde quer que seja. Se a obra está em moldura eu só compro se a obra não estiver colada no fundo, se for obra em papel é pior ainda. É importante examinar minuciosamente como está montado para não ter surpresas desagradáveis.
  • Indique os tipos ou obras de arte que mais lhe interessam. Mencione por que você gosta deles. Com base no que você diz, um artista pode simplesmente surpreendê-lo e criar peças semelhantes de que você goste ainda mais.
  • Se você tiver perguntas específicas sobre o preço de uma obra de arte em particular ou sobre a estrutura de preços de um artista em geral, pergunte. A compra de arte original geralmente envolve um gasto de dinheiro significativo e você merece saber como um artista determina seus preços de venda.
  • Se você gosta de uma obra de arte o suficiente para possuí-la e pode comprá-la confortavelmente, compre-a. Os artistas apreciam esse tipo de respeito e, no futuro, costumam retribuir de maneiras inesperadas.
  • Se você está interessado em pagar um pouco menos do que um artista está pedindo diga a eles que está um pouco além do seu orçamento, mas que você realmente gostaria de ter a obra. Seja sincero, quem sabe o artista não chega no valor que você pode pagar.
  • Seja realista e honesto consigo mesmo sobre quanto você pode gastar e fixe o olhar em objetos nessa faixa de preço.

About The Author