O investimento em colecionáveis é um nicho que vem crescendo muito nos últimos anos. O mercado se abriu para diferentes áreas e nichos já consagradas se valorizaram rapidamente.

Conheça 5 áreas colecionáveis e que vem crescendo muito na última década.

Obra de arte. Nada como uma boa visita nas galerias de sua região. Caso você não more em um local privilegiado vá para os grandes centros culturais do seu estado. Faça visita frequente nas galerias e feiras de arte. São ótimos locais para garimpar novos objetos para sua casa. Dê preferência de compra para galerias reconhecidas no mercado ou diretamente do artista. Tem muito artista bom que vende diretamente para seu público.

Fotografia: O mercado de obras de arte fotográficas de artistas mulheres é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Temos boas artistas no mercado e reconhecidas internacionalmente. As fotografias na técnica de Fine Art, que tem uma durabilidade superior a 500 anos entraram no gosto dos museus e grandes galerias. Atualmente conseguimos comprar boas imagens diretamente das artistas, através do Instagram ou Facebook. Para artistas mais reconhecidos no mercado temos galerias de arte especializados nessa técnica e com um portfólio de artistas muito interessante.

Gravuras: Com o advento dos leilões de transmissão ao vivo, os millennials entraram com tudo nesse mercado e o mercado ficou altamente aquecido. Com isso técnicas como gravura voltaram a ter seu valor e ser disponibilizadas para o grande público. É muito mais barato comprar uma gravura do que uma pintura e muita gente que gosta de arte já percebeu esse fato e começou a colecionar grandes artistas. Imagina só você poder ter um artista de um grande museu ou que participou de uma Bienal na sala da sua casa. E isso é possível graças as gravuras. Uma técnica de reprodução feita artesanalmente pelos artistas. Obras assinadas e numeradas que harmonizam o ambiente e nos trazem frescor cultural no dia-a-dia.

Guitarras:  A venda de 1999 da Fender Stratocaster, de Eric Clapton,  por US $ 450 mil, incendiou o mercado vintage de instrumentos musicais e mostrou uma nova tendência do mercado de colecionáveis. Muitos artistas começaram a comercializar instrumentos de sua coleção em leilões ou diretamente para os fãs. Um mercado que se formou e hoje movimento milhões de dólares anualmente.

Comics: Vale a pena cavocar o sótão atrás de revistas perdidas porque valem muito dinheiro no mercado geek. Muitas dessas revistas estão  em alguma caixa perdida e podem ser comercializadas facilmente. Agora se você não tem sótão e sim desejo pelo colecionismo está ai um item que não é muito caro e tem um vasto mercado no mundo. O comics é um dos itens mais acessíveis dentre os objetos colecionáveis, porém ele tem itens extremamente caros como a revista do primeiro Superman, o a edição original do Conan. O legal do comics que é um produto que é possível comprar facilmente no Mercado Livre ou no eBay.