Investir em arte é algo que dura décadas e tem se mostrado extremamente lucrativo, superando o S&P500 por anos a fio. Mas por que investir em arte tem sido tão bom e tão bem-sucedido nos últimos 10 anos? 

Neste artigo vou explorar por que investir em arte é uma boa ideia e como você pode fazer isso. 

A arte não é uma mercadoria normal

A arte não é uma mercadoria onde você pode ver seu valor aumentar ou flutuar diariamente, como o mercado de ações. A arte está em uma liga própria, que simplesmente não flutua com quaisquer mudanças econômicas que estejam ocorrendo no mundo. A maior parte da arte tende a manter ou aumentar seu valor, isso quando você investe nos artistas certos, é claro. E quem são os artistas certos?

Escolher o artista para investimento não é fácil, mas com uma boa pesquisa você pode encontrar artistas que estão aumentando em valor. Temos muitos sites que apresentam essas medições e tendências de mercado.

O que você deve considerar quando for investir em arte?

A principal informação para você começar é que a arte é um investimento de longo prazo, médio em alguns casos.

Pense em investimentos de longo prazo

O investimento em arte é para investidores pacientes com uma janela de tempo de 5 anos ou mais, então pense a longo prazo. Muitos investidores incluem pinturas em seus empreendimentos imobiliários como ativos para repassar a seus descendentes ou vender em momento de aperto. 

A arte não perde valor

É menos provável que a arte perca seu valor com o tempo.  Mantenha sua arte segura, limpa e em boas condições, e você terá um ativo de longo prazo que aumenta de valor ano após ano. 

ROI (Retorno sobre investimento)

O retorno médio das obras de arte foi consistentemente de pelo menos 12% ao ano de acordo com um relatório de 2020 da Art Basel e do UBS.

E durante longo períodos sempre vai ter uma janela de oportunidade para venda com alto rendimento.

Artistas de primeira linha x talentos emergentes

A postura comum de quem tem bastante dinheiro é investir em artistas de primeira linha como Volpi, Edi Cavalcanti, Tarsila do Amaral ou Adriana Varejão, juntamente com muitos outros nomes. Esses artistas superaram o FTSE em 350% desde 2000. No entanto, outro grande caminho é investir em nomes que estão surgindo ou nomes aclamados mais regionalmente. Seus trabalhos tendem a aumentar vertiginosamente, e você pode obter um retorno de mais do que o triplo.

Confie em seus investimentos

O ponto principal quando se trata de investir é a confiança, a confiança da galeria com a qual você está trabalhando e do seu assessor de arte. Muitos podem dizer que você não precisa amar a obra de arte para investir nela, mas acreditamos que você deve unir o seu gosto pessoal com o investimento porque a arte propicia essa junção. A arte não é apenas um investimento sábio, mas faz parte da nossa cultura e vida. 

O futuro do investimento em arte

A arte contemporânea e moderna teve um grande aumento na demanda. A arte moderna aumentou vertiginosamente de valor porque a cada ano são menos obras clássicas sendo vendidas e agora entramos em uma emocionante era digital com os NFTS. Colecionáveis do mais variados gêneros que são altamente vendáveis e fáceis de armazenar. Muita gente está ficando rica com os NFTs.

A arte é uma boa escolha para quem quer investir e obter grandes retornos financeiros para médio e longo prazo. No entanto, reserve um tempo para pesquisar mais sobre os artistas em ascensão, consultar algumas galerias e especialistas da área.

Procure por pessoas que saiba interpretar seus gostos e traduzi-los em investimento com alto retorno financeiro. Essa é a melhor maneira de ganhar dinheiro apreciando uma boa arte.