As crianças nascem criativas.

Eu tenho boas memórias de quando era criança e as viagens com meus pais. Eles adoravam pegar a estrada e ir para diferentes destinos. Viajávamos o país atrás de novas aventuras. Está ai algo que tive sorte. Pais que gostavam de viajar. Eles eram destemidos, tinham três crianças terríveis e seguiam viagem, sempre de carro.

Meus pais não só gostavam de viajar, eles também curtiam museus, galerias, espaços históricos e pontos turísticos.

Entre as memórias mais fortes estão às visitas a Ouro Preto e Aleijadinho, o passeio no MASO, Pinacoteca do Estado, que ficava a 3 quilômetros de casa e casas de artistas como Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Portinari.

E através da arte meus pais conseguiram estimular meu lado criativo. A arte tem o poder de abrir portas no nosso inconsciente. O artista quando pinta uma obra, faz um desenho ou uma escultura não tem limites, fronteiras ou horizontes e consequentemente nos estimula a entrar no desconhecido.

A criatividade é uma importante área da nossa formação. Porque é através dela que vamos pensar, criar e produzir. E serve para todas as áreas da vida. Nós estamos frequentemente se deparando com problemas e obstáculos que só com muita criatividade para resolver.

O pensamento criativo tem o poder de nos tirar fora do padrão. É fora do padrão que vamos encontrar as soluções mais inovadoras. E isso aplicado a todas as áreas. É um equivoco pensar que a criatividade está apenas associada as artes.

As artes estimulam a criatividade, porém a criatividade não é arte. A criatividade pode estar associada a muitas outras coisas inclusive a um produto ou solução.

E toda criança nasce criativa só que com o tempo vai perdendo esse dom. Provavelmente causado pelo ambiente e a falta de estímulos.

A gente só consegue desenvolver o que é estimulado, senão morre. Por isso a importância de levar as crianças para visitar museus e galerias. Conhecer igrejas antigas, ruinas, pontos históricos.

Visitas à casa de artistas podem ser extremamente estimulantes para crianças.

Passeios em museus, além de estimulantes naturais nos enchem de cultura. Locais com informações reais, físicas, palpáveis. Em um mundo cada vez mais digital ir ao museu é quase um ato de rebeldia. Uma conexão a um passado que nunca mais teremos além de uma ótima experiência lúdica altamente envolvente para crianças das mais variadas idades.

Ver obras de arte faz bem pra mente, para o espírito, estimula a visão e o pensamento crítico. Visitas às exposições de arte nos levam a outro lugar. Um lugar que para uma criança é quase que natural.