Neste artigo mostraremos as etapas que se seguem à preparação do fotolito até a pós-impressão da serigrafia

Preparação da tela

Com o fotolito pronto, vamos começar a preparar nossa tela, ela recebe um revestimento de Emulsão Fotográfica, e depois, com o mesmo processo básico que se usa para revelar fotografia, você vai gravar ou “queimar” essa tela com o fotolito.

Existem muitas variáveis nesse processo, em grande parte relacionadas a sua própria estrutura.

Mas, como sempre, a essência da operação é a mesma para todos.

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Revestimento da tela

Checklist

  • Emulsão
  • Sensibilizante
  • Espátula
  • Aplicador de emulsão (calha)
  • Tela

O objetivo nesta etapa é revestir a tela com uma fina camada de emulsão, o fabricante possui uma tabela completa de quantas mãos são necessárias para se obter um bom resultado levando em consideração as diferentes potências de lâmpada e distância entre ela e o vidro.

Seria interessante no início o uso de uma tabela teste para calcular o tempo de exposição correto.

Você encontra essas tabelas nas lojas especializadas, junto com o manual de como utilizá-las.

Sempre passe a calha duas vezes, uma aplicando a emulsão e outra retirando o excesso, mantenha sempre as laterais da calha tampadas, se por um acaso não tiver as tampas improvise com fita adesiva. 

Revista a tela seguindo os seguintes passos:

=> Misture a emulsão e no caso de ter que acrescentar sensibilizante deixe descansar por uma hora para que as bolhas desapareçam, caso não precise de sensibilizante mexa um pouco e bem devagar. 

=> Apoie a tela contra a parede em um ângulo aproximado de 30°, com o lado de dentro para baixo, isso vai ajudar a cobrir a tela por igual e reduzir os respingos. Use algum recurso para que ela não escorregue, como um prego na parede.

=> Preencha a calha com emulsão, procure colocar uma quantidade boa, não exagere e com a prática você vai saber a quantidade correta.

=> Coloque a calha na parte inferior do quadro com a borda encostada na malha, incline-o para frente espere a emulsão tocar na tela e comece a deslizar-lá para cima.

=> Devagar e uniformemente para cima, com firmeza, certificando-se de que a borda esteja sempre em contato com a tela. Diminua a velocidade a medida que for se aproximando do topo do quadro.

=> Quando chegar ao topo, endireite a calha e afaste-a da tela, cuidando para não pingar, em seguida com a calha nesta posição, passe novamente para retirar o excesso de emulsão.

=> Vire a tela e repita o processo.

Não deixe emulsão em excesso, preste atenção nisso.

Agora é só secar a emulsão, use um secador de cabelo para acelerar o processo.

Existem estufas específicas para isto, por enquanto o secador serve.

Revelação da tela

Checklist

  • Tela emulsionada
  • Fotolito
  • Blackout
  • Luzes UV
  • Chapa de vidro
  • Cronômetro
  • Mesa de Revelação

Este processo usa uma simples reação fotoquímica para gravar seu design na tela. Nos pontos onde a luz atinge, a emulsão endurece enquanto que nas áreas cobertas pelo seu designe a emulsão não endurece, ficando solúvel em água. Enxaguando a tela, você elimina a emulsão e obtém seu stencil.

Abaixo uma descrição de um modelo genérico de uma mesa de revelação:

=> Faça uma espécie de sanduíche: em cima, o vidro (para que o filme seja pressionado por igual); no meio, o fotolito (evite inverte-lo); embaixo, a tela, com o lado da impressão para baixo; e por cima de tudo o blackout, para impedir a entrada de luz indesejada.

=> O Blackout pode ser um simples quadrado de isopor dentro de uma camiseta preta, um pouco maior que o lado da tela em contato com o rodo. Encaixe-o no lado do rodo de modo que fique bem justo e preencha todo o espaço.

=> Acenda as luzes e acione o cronômetro. Em geral, com um tempo de exposição menor você terá uma tela que reproduz bem os detalhes, mas não dura muito. Com uma exposição maior, entretanto, você terá uma tela mais espessa, e portanto mais durável, mas perderá detalhes mais finos.

=> Apague as luzes após decorrido o tempo certo. A tela é como um bolo que continua a assar depois que tiramos do forno, por isso lave-a imediatamente. Primeiro, de uma boa enxaguada dos dois lados. 

=> Revele o desenho com a mangueira de pressão. A medida que a emulsão for sendo removida pela água, você verá sua imagem surgir.

=> Segure a tela contra a luz. Em todos os lugares por onde a luz passar, a tinta também passará.

=> Imperfeições na malha ou no fotolito podem deixar pequenos orifícios. Por outro lado, a exposição excessiva ou um revestimento desigual pode fazer com que a emulsão não seja bem removida em alguns detalhes.

=> Se os orifícios não estiverem muito perto do desenho, corrija com um pincel e um pouco de emulsão. Coloque novamente sob as luzes. Se a emulsão não for bem removida em algum detalhe, você pode abri-lo com a mangueira e, se necessário, corrigi-lo.

=> O ‘pós-endurecimento’ da tela após a lavagem do desenho aumenta a resistência e a duração do estêncil. Isso envolve deixar a tela na mesa de revelação por algum tempo extra para que a emulsão fotográfica endureça com a cura.

=> Agora é só cobrir todas as laterais da tela com a fita, tapando as partes que ficaram sem emulsão dos dois lados.

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Impressão

“Impressão” serigráfica é um termo enganoso, uma vez que você passa mais tempo se preparando para impressão que realmente imprimindo.

Quanto mais tempo for gasto na preparação da impressão melhor será seu resultado (na grande maioria das vezes funciona assim).

É uma boa idéia começar imprimindo com uma cor só, até pegar bem o jeito.

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Fixar a tela

A primeira coisa a fazer é fixar a tela na superfície de impressão deixando-a o mais firme possível. A tela não deve encostar no papel diretamente, precisará de um calço.

Prender o fotolito

Prenda levemente seu fotolito numa folha de papel, exatamente no lugar onde você deseja que seja feita a impressão. você vai alinhar isso com a tela.

Fazer “braços”

Recorte dois “braços” em longas tiras de papel e prenda no verso da folha, no meio de um dos lados mais compridos e de um dos lados mais curtos, deixando cerca de 10 cm para fora.

No lugar certo

Coloque a folha sob a tela, baixe e use os braços para alinhar a imagem da folha com a imagem da  tela.

Guias de registro

Levante a tela e use fitas adesivas com  sobras de acetato,  papel ou utilize uma fita dupla-face para marcar os cantos do papel na superfície de impressão, em dois pontos da borda maior e em um ponto da borda menor, formando um “L”.

Posicione o papel

Alinhe uma folha de papel de maneira que se posicione nas guias, abaixe a tela.

Coloque a tinta

Coloque uma quantidade generosa de tinta entre o estêncil e você, a uns dois centímetros de distância da imagem.

Cobertura

Você tem que cobrir a imagem com tinta, com uma leve pressão no rodo e inclinado com um ângulo em torno de 45°.

Espalhe a tinta

Depois de cada impressão você tem que empurrar a tinta novamente para cobrir a imagem, tem que repetir esse processo sempre, a tela com a imagem não pode ficar sem tinta porque a tinta vai acabar secando e entupindo a tela.

Impressão

Agora você vai puxar a tinta em sua direção, desta vez aplicando pressão, segurando o rodo com as duas mãos em um ângulo de 45°, firme e velocidade uniforme, a tela produzirá um ruído agradável se você fizer direito.

A tinta atinge o papel

A pressão vai empurrar a tinta acumulada sobre o substrato (neste caso o papel).

Retire a estampa

Levante a tela e coloque a gravura para secar.

Repita

Agora vá repetindo o processo até atingir a quantidade estipulada.

Recolha a tinta

Depois que terminar, recolha a tinta que sobrou na tela e faça a limpeza da mesma, em nosso caso como estamos utilizando tinta vinílica você teria que utilizar um solvente. (Retire o máximo de tinta que conseguir da tela, vai facilitar muito a limpeza com solvente.)

Pronto

Se você estiver imprimindo com uma cor só está pronto, se for utilizar mais cores siga as etapas seguintes.

Impressão com mais de uma cor

Você já viu por aqui que precisamos de uma tela para cada cor que quisermos acrescentar em nosso trabalho.

Existem inúmeras maneiras de fazer estas impressões e inúmeros jeitos de acertar o registro.

Registro seria a posição correta das cores para que não fiquem sobrando ou faltando quando se unem a outra cor.

Aqui vamos explicar uma técnica bem simples de acertar o registro através de um pedaço de acetato.

A primeira imagem que você vai imprimir será a guia para o restante das impressões e você seguirá os passos acima para fazer isto.

Vamos imaginar que iremos imprimir um círculo preenchido com a cor vermelha e com uma borda de meio centímetro preta, e este círculo ficará exatamente no centro de nosso papel no formato de um quadrado.

Você tem uma tela para a borda preta e outra para o preenchimento em vermelho, vamos primeiramente fazer a impressão do preenchimento  vermelho seguindo exatamente os mesmos passos que utilizamos para fazer a impressão com uma cor.

Agora para imprimir a borda preta vamos precisar de uma folha de acetato um pouco maior que a largura de nossa gravura e menor que sua altura.

Você vai trocar as telas, tirando a tela do preenchimento e colocando a da borda, vai colocar a folha de acetato no mesmo lugar das folhas a serem impressas, cole o lado menor esquerdo ou direito com fita adesiva na base de impressão (fita em toda sua extensão, não ultrapassando o tamanho da folha).

Faça a impressão da borda preta do círculo na folha de acetado, depois de impressa, vire como uma página de um livro para o lado que está preso com a fita (abra a página do livro).

Coloque o papel impresso com o preenchimento vermelho na posição de impressão, recoloque a folha de acetato em cima dessa folha (feche o livro) e arrume a borda sobre o preenchimento vermelho de modo que não fiquem espaços sem tinta no preenchimento ou que o mesmo não ultrapasse a linha da borda, retire o acetato e faça a impressão como você fez com uma cor.

Espere secar e sua gravura em duas cores estará pronta, querendo colocar mais cores, repita o processo do acetato com quantas cores sua imaginação mandar.

Várias cores com uma única tela

Dependendo de nossa imagem podemos utilizar a mesma tela para duas cores, vamos imaginar que temos uma tela com a imagem da borda de dois quadrados, gostaríamos de imprimir esta imagem da forma que uma borda fosse azul e a outra vermelha.

Com a ajuda de um papel fino e fita adesiva vamos cobrir um dos quadrados, utilize o papel para cobrir a parte da tela que está aberta, evitando a cola da fita adesiva, e cubra este papel com a fita adesiva, faça a impressão de uma cor, repita o processo com a outra borda e você terá dois quadrados de cores diferentes com a mesma tela.

Várias cores em uma única tela

Outro efeito que fica bom em alguns casos, seria misturar as cores na hora da impressão, de um lado a tinta vermelha de outra a azul, na hora da  impressão elas se misturam formando um efeito interessante.

Enfim, com a tinta e a tela na mão, vá experimentando novas maneiras de utilizar as cores.

Pós-impressão

Os cuidados pós-impressão são:

Secagem e cura

Feita a impressão, é hora de colocar suas gravuras para secarem. Um ambiente desorganizado pode  acabar arruinando as impressões e levar  a um caos generalizado.

Portanto, embora você possa pendurar suas impressões em um varal ou espalhar por qualquer canto, na hora em que sua produção aumentar você irá querer investir em um secador metálico, será seu segundo investimento logo após a mesa de impressão.

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Limpeza da tela

Esta operação é fundamental para você não perder a imagem e a tela, coloque uma folha de jornal embaixo da tela, como se fosse realizar uma impressão, derrame solvente por cima da imagem e passe a estopa em círculos e com cuidado.

Levante ou retire a tela e com uma estopa em cada mão embebidas em solvente, limpe ambos os lados ao mesmo tempo, finalizando a limpeza, confira e se ainda conter tinta repita a operação.

Recuperação da tela

Tratadas corretamente, as telas podem ser utilizadas inúmeras vezes.

Para preparar uma tela para receber uma nova imagem você deverá retirar a emulsão.

  • Molhe os dois lados da tela
  • Aplique um produto chamado removedor de emulsão
  • Espere um ou dois minutos para ele reagir com a emulsão, não deixe secar
  • Com uma mangueira de pressão retire toda a emulsão
  • Confira olhando a tela contra a luz e limpe até conseguir enxergar claramente entre a tela e a luz
  • Se notar algum resto de tinta formando a antiga imagem, chamado de fantasma, aplique um produto chamado Tira-Fantasma