O que você precisa para começar seu estúdio de Serigrafia

A serigrafia ou Silk-screen é o método de impressão mais popular do mundo.

Ele permite imprimir em uma gama de superfícies quase ilimitadas, com uma gama de tintas também quase ilimitadas.

Neste post abordaremos a impressão em papéis com a tinta vinílica, à base de solventes.

Seu universo visual é extremamente rico e as texturas produzidas são tão diversificadas que a tornam perfeita para se expressar e aprimorar sua criatividade.

Além de ser fácil de aprender e ter um investimento inicial baixo para começar.

Estas vantagens a tornam atrativa para entusiastas e profissionais.

O que você pode imprimir?

Pôster

Produzir posters e gravuras sempre foi um dos usos mais comuns da serigrafia.

Cartões de visita:

Você pode produzir as mais diferentes texturas de fundo e letras impactantes que já serviram como uma amostra de seu trabalho.

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Produção de gravura em serigrafia – artista Daniel Melim

Propaganda

Cartazes, folhetos e o que imaginar para divulgação de uma marca ou produto.

Papelaria

Cadernos, agendas, calendários, enfim é uma ótima maneira pela qual os serígrafos podem ampliar sua linha de produtos e desenvolver novas habilidades.

Quadrinhos

Entre as editoras alternativas e underground,  a serigrafia é a preferida devido ao seu alto impacto visual e baixo custo.

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Gravuras em serigrafia – artista SHN

Embalagens

Ela é a técnica ideal para este fim, você pode controlar todo o visual, fazendo tiragens pequenas e com o custo bem acessível. 

Disco

Capas impressas em dourado e prateado fazem a diferença, cores que em offset não ficam tão boas como em serigrafia.

Livros

Sanfonados, de artista pop-up, o que sua imaginação mandar.

Fotografia

Esta técnica não é tão aplicada e conhecida, porém produz um efeito surreal muito próximo da impressão fotográfica.

E mais uma série de produtos como camisetas, meias, lenços etc…

Seja qual for o tamanho pretendido de sua estrutura, todas as oficinas de serigrafia tem as mesmas necessidades essenciais e enfrentam os mesmos desafios essenciais.

Espaço

A primeira coisa a se pensar é o espaço que você vai utilizar para realizar a serigrafia, seja um espaço grande ou sua casa, onde geralmente se começa, você poderá começar a produzir excelentes obras tendo em mente a divisão deste espaço em quatro áreas principais.

Área de impressão

Este deve ser um ambiente funcional e bem arejado, nele você vai imprimir, secar e guardar suas tintas e outros materiais.

Lembrando que quanto mais organizado você for, melhor será sua impressão.

Equipamentos e materiais desta área:

– mesa de impressão 

– telas

– secador metálico

– tintas

– garras e dobradiças

– fita adesiva

– réguas

– rodos

– espátulas

– cola em spray

– avental

– luvas de látex

– carrossel

– soprador térmico

– pregadores

– máscara com filtro para solventes

– substrato

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Mesa de impressão

Área sem tinta

Esta área é dedicada ao trabalho de design.

Qualquer pequena área serve, é aqui que você vai usar suas ferramentas digitais e analógicas para criar suas estampas.

Este lugar pode servir também para armazenar materiais bem como manter seu arquivo de estampas

Equipamentos/materiais:

– computador

– impressora

– material de arte

– transparências

– fita adesiva

– tesoura

– papel em branco

– livros

– réguas

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Trabalho de design

Área escura

A área escura é para revestir e secar as telas.

Esse lugar pode ser simplesmente um armário ou um canto de seu estúdio fechado com tecido grosso preto para não deixar entrar a luz ultravioleta (UV).

Hoje já existem emulsões que não necessitam de um ambiente totalmente escuro, só sendo essencial a não presença da luz ultravioleta.

Equipamentos/materiais:

– emulsão

– aplicador de emulsão (calha)

– mesa de revelação

– cronômetro

– secador de cabelo ou ventilador

– suporte para as telas

– cobertores grossos

– limpa-vidro

– lâmpada de segurança

– fita

– pesos

– blackout

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Área de sensibilização/revelação

Área de lavagem

A área de lavagem é onde você limpa e recupera as telas.

Aqui se faz qualquer coisa que envolva água, uma mangueira de pressão é extremamente recomendada, tanto quanto um box ou banheira.

Neste local você vai revelar suas telas e limpa-las também para sua reutilização.

Equipamentos/materiais:

– mangueira de pressão

– cronômetro

– unidade de lavagem

– estopa

– desengraxante

– removedor de emulsão

– óculos de proteção

– máscara

– toalhas de papel

– esponja

– luvas de látex

– removedor de fantasmas

– recuperador de telas

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Área de lavagem

Material e Equipamentos

Agora que seu espaço já está definido, vamos equipá-los com todas as ferramentas e materiais necessários para imprimir.

Tal como acontece com os espaços, todos os serígrafos usam uma gama de matérias básicos para realizar a impressão: a tela, a calha, a emulsão e o rodo, bem como uma série de outros itens como luvas, estopa, pedaços de madeira, e outros tantos itens que ajudam na hora da impressão.

O que as oficinas artesanais e os estúdios de impressão tem de diferente são as máquinas que usam.

Tela

A tela é um dos elementos mais importantes do processo, ela é composta de um quadro e uma malha.

Madeira ou alumínio

Os quadros podem ser de qualquer um destes materiais, a madeira é mais barata porém mais pesada e menos durável, o alumínio é mais caro porém dura para sempre.

Comprado ou feito em casa

Você mesmo pode preparar um quadro de madeira, se quiser um de alumínio é melhor comprar pronto.

Malha

Hoje em dia usamos o poliéster.

Existem duas espécies de malha, a branca e a amarela, a branca exige menos tempo de exposição mas não é tão boa para trabalhos com muitos detalhes, a amarela seria melhor.

Depois das cores existe a quantidade de fios, quanto maior essa quantidade, menos tinta passa pela malha, então com a tinta vinílica, que é bem fluida geralmente usamos um poliéster com 120 fios.

Imagine uma peneira, é basicamente isso, quanto menor a trama, menos material passa por elas.

Abaixo segue uma tabela de lineaturas usadas para impressão em papel:

Fios/cm –  Uso sugerido

      77     – Para verniz pesado em papel, detalhes em têxteis, impressão de fundos com detalhes, impressão em jaquetas de nylon escuras e tinta prata cintilante. ( Meio termo para imprimir em papel e em tecido)

      90     – Boa para meio-tom fotográfico e para evitar o efeito moiré. (Padrão para impressão em papel)

      120     – Imagens e transparências com textura. Funciona melhor com um curto período de exposição.

Rodo

É a ferramenta que empurra a tinta através da tela, Qualquer borda dura serve, mas o rodo de poliuretano é a melhor opção.

Ele deve ser 2 cm maior que a imagem.

Existem diferentes tipos de dureza.

Uma lâmina mais dura deposita menos tinta, deixando a imagem mais nítida. Dessa forma, as malhas grossas funcionam melhor com uma lâmina mais mole, enquanto a malha fina requer uma mais dura.

Os rodos ficam mais duros com o tempo. Armazene sempre em temperatura ambiente e com a lâmina para cima. Lembre-se que qualquer imperfeição na lâmina pode danificar a tela.

Eles diferem também na borda, a quadrada é a mais comum e versátil, enquanto que a arredondada é para usar com bastante tinta. O Chanfro lateral é destinado a trabalhos de grande precisão e o chanfro duplo é adequado para superfícies irregulares.

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Fotolito

Deve ser uma folha transparente com uma imagem impressa ou desenhada nela em preto. Você vai usá-lo para transferir sua imagem para a tela, por meio de uma técnica semelhante ao processo fotográfico.

Existem muitas opções de fotolito, desde a técnica caseira do papel com óleo até o acetato e o papel vegetal, as fotocópias em película transparente ou os filmes especiais com textura.

Se você quiser imprimir duas ou mais cores, precisará fazer um fotolito para cada cor.

Emulsão

É uma mistura química sensível à luz com a qual você reveste a tela.Suas necessidades em matéria de emulsão são definidas pelas suas tintas, se a base de água é um tipo de emulsão se for a base de solvente é outro tipo.

Calha

Usada para aplicar a emulsão uniformemente sobre a tela, evite usar calhas sem tampa lateral, elas desperdiçam muita emulsão, use uma fita para tapar os cantos.

Garras e dobradiças

Para imprimir você precisa de uma superfície plana e algumas garras e dobradiças para segurar sua tela, uma alternativa mais cara seria uma mesa de impressão.

Mesa de revelação

O tempo de exposição da tela depende muito de sua mesa de revelação. Quanto mais potente ela for, mais rápido e mais detalhada será  a sua revelação.

Espátula

Serve para misturar e espalhar a tinta, lidar com a emulsão e limpar  a tela, vale a pena ter uma para cada função, até para cada cor básica elas não custam muito caro.

Soprador térmico

É uma pistola de ar quente, semelhante ao secador de cabelos, até este último, sendo bom, seria melhor, pois a pistola pode vir a danificar sua tela.

Produtos químicos

Desengraxante para tirar as manchas de gordura da tela, sabão ou detergente também servem.

Removedor de emulsão, pode ser usado também água sanitária, porém o removedor é um produto barato e preserva a vida útil do poliéster.

Retardador é um solvente que como o nome já diz, retarda a secagem da tinta vinílica, além de lhe dar maior fluidez.

Tira-fantasma, produto químico extremamente forte para recuperação de telas, deixando-as novas.

Secador metálico

Uma opção seria pendurar as gravuras em um varal, porém um secador metálico faria uma grande diferença.

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Secador metálico

Mesa de impressão

Seria seu primeiro grande investimento, vale muito a pena.

Mangueira de pressão

Embora você consiga se virar com uma mangueira normal, a vap faria uma diferença, rapidez e eficiência.

Tinta

Vamos falar da tinta vinílica, a mais usada para imprimir em papéis.

É uma tinta à base de solvente, portanto possui um cheiro muito forte e prejudicial a saúde, sempre que for manusear use luvas e máscaras com filtro específico.

Ela deverá ser dissolvida com solvente retardador para chegar na consistência parecida com o mel, como ela seca bem rápido o retardador ajuda a impedir que ela seque na tela, entupindo a mesma e estragando a impressão.

Possui uma gama de cores variadas, incluindo luminosas, dourado e prateado.

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Tintas para serigrafia

Substrato

No nosso caso é o papel, que pode variar de gramatura e textura dependendo do resultado esperado.