Quando Andy Warhol abandonou os pinceis e começou a criar suas obras em serigrafia, muita gente torceu  o nariz. Mas, a explosão mundial das serigrafias de Andy Warhol calou a crítica. Como se fosse um rastrilho de pólvora  sua arte percorreu o mundo e se tornou uma referencia da Pop Art.

A serigrafia foi inventada séculos antes  pelos chineses, mas ficou renegada a um plano inferior até a sua utilização pelo genial artista americano.

Hoje, temos uma aceitação geral pela técnica, tanto pelos artistas quanto pelos consumidores.

Pela seu custo, inferior a um original em tela, a serigrafia popularizou a arte levando-a a um público maior, mantendo a qualidade e a originalidade.

São obras numeradas em séries limitadas produzidas artesanalmente em um método tradicional de gravura em papel.

Algumas séries de serigrafia de Andy Warhol.

Soup Andy Warhol

Soup Andy Warhol

pop-art-comic-style-face-metal-pop-art-wall-sign-retro-art-77-p

pop-art-comic-style-face-metal-pop-art-wall-sign-retro-art-77-p

coca-cola-art_andy-warhol_green_coca-cola_bottles

coca-cola-art_andy-warhol_green_coca-cola_bottles

marilyn monroe

marilyn monroe

Serigrafia é um processo artesanal de impressão de uma imagem em um papel de alta qualidade. A imagem é impressa a partir do momento que a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.

São apenas produzidos uma tiragem de cada imagem. As serigrafia são numeradas e assinadas pelo artista. Por ser um processo artesanal as gravuras ficam com uma característica própria.

Uma técnica que começou a ser utilizada no meio artístico a partir da pop art, movimento fundado por Andy Wahol. Sua obra é quase inteiramente produzida em serigrafia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.