Não, o impresso não morreu. Pelo menos não para as centenas de expositores e para os diferentes organizadores das famosas feirinhas dedicadas à arte do zine. São publicações independentes, muitas vezes artesanais e minuciosamente cuidadas. E você pode encontrar de diferentes formatos e assuntos. Foto, literatura, ilustração, arte, história, moda… Além dos zines, algumas feiras oferecem outros tipos de produtos, desde camisetas a objetos para a casa – tudo produzido de maneira. Ainda estamos no meio da semana, mas só conseguimos pensar em sábado e domingo.

Foto Feira Cavalete

Foto Feira Cavalete - Feira de Artes Gráficas

Foto Feira Cavalete – Feira de Artes Gráficas

Já falamos sobre esta feira, a primeira edição aconteceu dentro da programação da 6ª Mostra SP de Fotografia, e ela acontece de novo na Vila Madalena (apenas sábado). Você encontrará tudo relacionado a foto, desde fotolivros, fotozines, livros de artistas, caixas de fotografias e fineart. Entre os expositores, Instituto Moreira Salles, Livraria Madalena e Compota Edições Limitadas.

Ugra Zine Fest

Ugra Zine Fest - Feira de Artes Gráficas

Ugra Zine Fest – Feira de Artes Gráficas

Na programação da quinta edição do evento, que ocorre entre os dias 19 e 20, no Centro Cultural São Paulo, você encontrará bate-papos – indicamos o “Machismo, representação e feminismo nos quadrinhos” com Camila Torrano, Laete Coutinho, Luciana Foraciepe e Sirlanney – , palestras, oficinas, shows, exposições e a feirinha de publicações independentes.

http://baixacultura.org/feira-grafica-retina-e-oficina-jornalismo-artesanal-em-zines/

Feira Grampo

Feira Grampo - Feira de Artes Gráficas

Feira Grampo – Feira de Artes Gráficas

Segundo os organizadores, a feira será 100% autoral, apresentando zines, pôsteres, impressos, originais e publicações de todos os tipos. Serão mais de cinquenta artistas, coletivos e editoras com seus trabalhos à disposição do público

https://www.facebook.com/events/144908592680379/

Fêra Féra

Fêra Féra - Feira de Artes Gráficas

Fêra Féra – Feira de Artes Gráficas

A quarta edição do evento acontece dia 19, no Aldeia, e mistura algumas editoras de zine (como a Nó) e música (merch do selo independente Balaclava Records). O foco é na arte com os expositores: Anália e Wood, Cocodrila, Dani Lima, Eulíricas, Maurício Hornek, Carolina Wan, Fotos féra e Poeme-se.

Museu Casa das Rosas

Casa das Rosas - Feira de Artes Gráficas

Casa das Rosas – Feira de Artes Gráficas

O Museu Casa das Rosas recebe editoras e autores convidados para expor seus trabalhos e conversar com o público sobre edições independentes, zines e o mercado crescente das pequenas editoras. Também participam do evento alunos do Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe), que lançam suas publicações individuais e coletivas.

http://casadasrosas.org.br/agenda/-feira-de-pequenas-editoras-zines-e-edies-independentes

Lambes na Laje

Lambe na Laje - Feira de Artes Gráficas

Lambe na Laje – Feira de Artes Gráficas

Lambes na Laje, plataforma que fomenta e difunde o formato lambe-lambe por meio de feira, oficinas, palestras e espaço de produção e discussão com artistas. Com curadoria de Nancy Betts junto à equipe Lambes na Laje e realização da produtora MOVA

http://lambesnalaje.com/

Feira Plana

Feira Plana - Feira de Artes Gráficas

Feira Plana – Feira de Artes Gráficas

Após catalisar um importante movimento de popularização da auto-publicação e das editoras de pequeno porte no Brasil, a Plana chega à sua sexta edição anual. Já passamos por diversos espaços e centros culturais como a Bienal de São Paulo e fizemos pequenas versões em outros estados e cidades.
A Plana – Festival Internacional de Publicações de São Paulo, acontece em março de 2018 e trata do tema “retorno ao nada”. O Festival se propõe a fomentar projetos não só no âmbito da cultura gráfica, mas também inspirando ideias políticas e sociais por meio de debates, conversas e encontros. Para a edição do Nada, foram convidadas 20 editoras, artistas e produtores culturais que desenharam coletivamente a programação de palestras, exposições e atividades paralelas à feira.

http://www.feiraplana.org/

Tinta Fresca

Tinta Fresca - Feira Gráfica

Tinta Fresca – Feira Gráfica

O público pode conhecer trabalhos de editoras e artistas na feira de publicações do evento, com livros, zines, pôsteres e gravuras que exploram os limites do papel e da arte gráfica.

Os frequentadores ainda podem visitar o PortoFabLab, um laboratório de fabricação digital voltado às artes. Um espaço de interação entre arte e tecnologias digitais, com ênfase na exploração novas experiências na produção artística.

A Feira acontece anualmente e você conferir o último evento no link – https://www.facebook.com/events/238922959798876/

Feira Des.Gráfica

Feira Des Grrafica - Feira de Artes Gráficas

Feira Des Grrafica – Feira de Artes Gráficas

Parada Gráfica - Feira das Artes Gráficas

Parada Gráfica – Feira das Artes Gráficas

Parada Gráfica funciona no Museu do Trabalho e transborda com entusiastas de quadrinhos, fanzines, gravuras e as mais variadas formas de arte impressa. Desde a estreia, em novembro de 2013, o evento saltou de cerca de 15 bancas para mais de cem em 2015 – número que se repetirá neste ano, já que o espaço não comporta mais.

Segundo um dos organizadores, o artista Fabio Zimbres, o sucesso da Parada Gráfica vem na esteira da explosão de um circuito nacional de feiras de publicações independentes que ocorreu nos últimos anos.

https://www.facebook.com/aparadagrafica/

Feira Sub

Feira Sub - Feira de Artes Gráficas

Feira Sub – Feira de Artes Gráficas

A SUB é um Projeto Cultural de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam com as denominadas visuais e apresentar esses trabalhos para o público.

A Feira SUB é o pilar do projeto. É uma Feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária contemporânea. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. Em seu 3o. ano, vai acontecer em setembro/18 e tem como objetivo fortalecer, incentivar e promover a produção independente.
A feira é gratuita para público e artistas expositores. A seleção de artistas acontece a partir de uma Convocatória na qual os interessados se inscrevem e encaminham seus portfólios. Qualquer artista, coletivo ou editora independente do Brasil ou do exterior pode se inscrever gratuitamente. É feita uma curadoria pelos organizadores que seleciona os participantes objetivando trazer diversidade e equilíbrio em termos de linguagem artística, conteúdo literário, criatividade e design.
A intenção da feira é fomentar a produção independente e ampliar o contato do público com essas publicações ricas em conteúdo e design, além de dar visibilidade a artistas, coletivos e editoras que estão fora do circuito convencional. A feira visa também ampliar o diálogo sobre produção independente. A Feira [ SUB] traz uma experiência cultural que proporciona o conhecimento de técnicas variadas de produção impressa e outras linguagens artísticas.
https://www.facebook.com/feirasub/

Entremostras

Entremostras - Feira Gráfica

Entremostras – Feira Gráfica

Mercado livre de obras de artes visuais, moda, música, performances, vídeo e literatura, a feira Entremostras proporciona um espaço para comércio e contato entre os artistas e o público. Além disso, é possível também adquirir as obras expostas por um preço acessível, já que a comercialização é direta, privilegiando obras de no máximo R$ 1.500,00. A primeira edição da Entremostras aconteceu em dezembro de 2013. Desde então, pelo menos três vezes ao ano acontece o evento.

Parque Gráfico

Parque Grafico - Florianópolis

Parque Grafico – Florianópolis

A Parque Gráfico é uma feira de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como zines, livros, livros de artista, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras e toda uma infinidade de produtos impressos que carregam consigo as características desse tipo de produção: menor tiragem, alto valor artístico e conceito mais artesanal e menos industrial.

Com idealização e produção de Camila Petersen, duas edições da Parque Gráfico já foram realizadas: a primeira ocorreu em maio de 2016 e foi produzida com recursos do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014; a segunda foi produzida de forma independente, isto é, apenas com recursos próprios, sem patrocínio, incentivo ou apoio de qualquer natureza, e ocorreu em maio de 2017. Ambas foram realizadas nas dependências do Museu da Escola Catarinense, localizado no centro histórico de Florianópolis.

http://parquegrafico.com/sobre/

Bienal de Quadrinhos

Bienal de Quadrinho - Feira de Artes Gráficas

Bienal de Quadrinho – Feira de Artes Gráficas

O momento em que artistas encontram seu público é um dos mais importantes da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Por isso, avisamos: teremos Feira de HQ! Ela acontece durante todos os dias do evento, de 6 a 9 de setembro, no MuMA, no Portão Cultural. E agora em versão ampliada, o que melhora o conforto para os expositores e a circulação do público interessado.

http://www.bienaldequadrinhos.com.br/

Semana Balaclava

Semana Balaclava - Artes Visuais

Semana Balaclava – Artes Visuais

Maior evento de criatividade do sul do país, a Semana Balaclava é um evento independente, produzido pelo Balaclava Studio, e que acontece anualmente desde 2014 em Florianópolis.

Criada com o objetivo de fomentar o mercado de design e a economia criativa em Santa Catarina, gerando engajamento na cena criativa regional, a Semana tem foco na capacitação de estudantes e profissionais do estado a partir da integração com nomes de peso no mercado, abordando não só cases que deram certo, mas em particular aqueles que deram errado.

http://www.semanabalaclava.com.br

Feira Graphica CWB reúne quadrinistas e artistas gráficos

Feira Graphica CWB

Feira Graphica CWB

No dia 11 de junho nasceu uma nova feira de quadrinhos e artes gráficas em geral em Curitiba. A primeira edição da Feira Graphica CWB reúne 12 expositores, com direito a lançamento de livro, telas e impressões à mostra e venda, música, comidinhas, cerveja e, claro, muito material de primeira, todo confeccionado por artistas locais.

Link do último evento – https://www.facebook.com/events/236221246764799/

https://www.facebook.com/feraferashow/

Leave a Reply

Your email address will not be published.