A coleção é um termo relativamente comum ao universo da arte contemporânea. A este termo identificamos tanto o ato de colecionar obras de arte quanto o procedimento de determinados artistas visuais contemporâneos.

O colecionismo de obras de arte é um fenômeno que atualmente tem ganho destaque atraindo estudiosos e interessados em arte visual para iniciarem suas coleções. A coleção de obras de arte não é fenômeno novo, mas ultimamente o acesso a coleção tem sido democratizado proporcionando que mais amantes da arte iniciem suas coleções e façam seu investimento. Para tal acontecimento uma série de fatores tem contribuído de forma decisiva. Dentre os fatores que contribuem para a ampliação do acesso a coleção destaco a atuação de galerias de arte que tem inovado com ações de comércio eletrônico de obras de arte, aproximando com isso, o colecionador da obra de seu interesse.

O chamado e-commerce de obra de arte tem se mostrado uma ótima estratégia do mercado de arte para o estimulo à coleção. Entre as ações desta forma de comércio eletrônico de obra de arte destacam-se os mecanismos de venda virtuais que aliados a um competente serviço de entrega possibilitam a diminuição das distâncias e a comodidade do cliente, uma vez que, por exemplo, um colecionador asiático pode realizar a compra de uma obra de arte de um artista visual brasileiro em um e-commerce brasileiro e receber a peça em sua residência, eliminando a necessidade de deslocamentos. Aliado a isso os sites de comércio eletrônico de obras de arte possuem uma série de ferramentas que auxiliam o investidor na escolha de sua obra de arte, como por exemplo a simulação da peça desejada na parede, bem como informações sobre o artista visual, criador da obra, especificações técnicas sobre a obra, além de proporcionar formas diferenciadas de pagamento, que permitem inclusive o parcelamento, dando ao investidor opções que possibilitem ajustar seu investimento conforme seu orçamento.

Através do comércio eletrônico o investidor poderá ter acesso ainda a opções de moldura e montagem da obra de arte, caso pretenda instalar a peça em uma parede, por exemplo. Podendo ainda encontrar opções para armazenamento em mapotecas compatíveis com as especificidades de suporte da obra de arte adquirida. Neste quesito, com o intuito de auxiliar o colecionador apresento algumas empresas fabricantes ou lojas que revendem mapotecas, no Brasil e no exterior. No Brasil, cito as empresas Nexo industrial de Curitiba/PR, a Loja Usadão Móveis, localizada na Mooca em São Paulo e a empresa Di Constam, também de São Paulo. De outros países cito a loja de materiais fine art, Todo Art, de Madri, e a Totenart, de Sevilha, Espanha.

O colecionador interessado em investir em arte contemporânea, encontrará no Brasil, portanto, ótimas galerias dedicadas ao múltiplo artístico, seja a gravura fine art ou ainda a gravura tradicional, impressa manualmente. A respeito das Galerias cito a atuação da Galeria de Gravura, que desde a sua fundação, em 2003, vem revolucionado o mercado de arte com estratégias singulares que tem modificado a relação entre o investidor em arte contemporânea e o marchand ou galerista. Afora a atuação qualificada da empresa que visa a satisfação e comodidade do cliente, a Galeria de Gravura investe em formas de negociação virtuais que facilitem e muito a vida do colecionador, aproximando o investidor da arte do objeto de seu desejo. Investindo em formas inovadoras de comércio de obras de arte contemporânea a Galeria de Gravura lança em 2005 uma plataforma de comércio eletrônico, e-commerce, destinada a negociação online de arte contemporânea brasileira e internacional. Com esta iniciativa a Galeria de Gravura, o 1º E-Commerce de obras de arte do Brasil, provoca alterações impactantes no mercado de arte nacional estimulando o colecionismo e o investimento em arte.

Como investir em Arte Contemporânea

Após ter demonstrado as condições que tem fomentado o colecionismo em nosso país que contribuem para aproximar o investidor e o colecionador da obra de arte, passo a apresentar opções qualificadas para investimento.

Tanto o colecionador iniciante, que começou sua coleção recentemente e possuí ainda poucas obras em seu acervo, quanto o colecionador de longa data, que possuí vasto acervo de obras de arte, devem levar em consideração observações importantes antes de realizar o investimento.

Para fomentar a coleção vale observar a trajetória do artista visual e consequentemente sua obra. Basta dizer ainda que convivem no mercado de arte artistas consagrados, cuja trajetória esta solidamente imbricada com a História da Arte nacional e internacional e artistas emergentes, cuja produção pertence ainda ao debate, vivo e questionador, que abarca as tensões sociais no seio da cultura e da arte contemporânea. Ressalto ainda que ambos os investimentos são potencialmente apropriados e potencialmente lucrativos, inclusive.

Pois bem, tratei acima de um panorama aberto e geral no qual observamos obras de artistas renomados e emergentes a disposição no mercado de arte. Agora, passo a ilustrar o cenário e trazer opções para o colecionador. A intenção é tornar claro que independente do orçamento a disposição o colecionador de obras de arte contemporânea poderá adquirir peças de artistas renomados ou emergentes conforme seu interesse.

Um elemento importante que contribuí para flexibilizar os preços das obras de arte de artistas visuais contemporâneos, consagrados e emergentes, é o múltiplo artístico. O múltiplo artístico que pode ser uma gravura impressa manualmente por sistemas tradicionais e antigos, quanto impressões fine art de peças gráficas, fotografias autorais e ainda giclês no qual reproduz-se pinturas, são elementos e estratégias adotadas por artistas visuais contemporâneos e também de editoras, para que suas obras alcancem o maior número possível de pessoas. Com isso ocorre a disponibilização no mercado de arte de obras de artistas visuais de grande potencial, sejam eles consagrados ou emergentes, com peças de baixo ou médio custo a disposição para coleção e investimento. Vale ressaltar ainda a qualidade artística e técnica de um múltiplo artístico.

Atualmente as impressões fine art tem possibilitado a reprodução de obras de arte com alta qualidade e manutenção de valores como os de cor e textura assegurando inclusive a preservação uma vez que todo o processo é realizado com materiais de qualidade assegurada, especialmente indicados para a conservação e preservação das peças.

Advogo ainda a favor do múltiplo artístico reiterando sua tradição e relevância no cenário da arte contemporânea nacional e internacional, cujos procedimentos tem contribuído para a promoção do conhecimento e a ampliação da consciência crítica, contribuindo para a democratização da arte contemporânea.

A Galeria de Gravura, o primeiro e-comerce de obras de arte do Brasil, é referência no país no segmento de vendas online possuindo vasto acervo de artistas emergentes e renomados sendo, portanto, fonte indispensável para investimento de múltiplos artísticos.

Na Galeria de Gravura o colecionador e o investidor em arte contemporânea encontrarão, ao alcance de um click, obras de artistas consagrados e emergentes de todo o mundo. Para compreendermos a relevância e qualidade do acervo da Galeria de Gravura basta dizer que a mesma possuí múltiplos de artistas renomados como por exemplo, Salvador Dalí, Frans Krajcberg, Alfredo Volpi, Burle Marx, Cildo Meireles, Aldemir Martins, Emiliano Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Hércules Barsotti, Leda Catunda, Léon Ferrari, Mario Cravo Junior, Marina Caran, Paulo Pasta, Rubem Valentim, dentre outros artistas visuais reconhecidos internacionalmente pela relevância de suas obras e pelo valor cultural das mesmas.

Ainda assim a Galeria de Gravura, a par com a produção vanguardista da arte contemporânea, possuí em seu acervo obras de artistas emergentes, responsáveis pelas alterações ocorridas nos últimos anos no plano da cultura e da arte contemporânea. Aqui cito alguns: Eduardo Srur, Daniel Melim, Carlos Dias, SHN, Silvana Mello, João Lelo, Highraff, Nunca, Patrícia Kaufmann, Speto, Stephan Doitschinoff, Titi Freak, Washington Silvera, Wilton Pedroso, dentre outros artistas emergentes com produção consistente no cenário da arte contemporânea. Devo destacar ainda que a Galeria de Gravura conjuga em seu acervo múltiplos de grandes artistas cordelistas brasileiros, casos de J. Borges e J. Miguel, de artistas populares além de fomentar a produção de coletivos de artistas visuais contemporâneos por todo o país.

Na Galeria de Gravura o colecionador ou investidor em arte contemporânea poderá adquirir obras de Alfredo Volpi, artista consagrado integrante do Grupo Santa Helena e atuante no movimento concreto nacional, ou ainda investir em múltiplos de Speto, Daniel Melim, Nunca e João Lelo, que são artistas emergentes do cenário da arte urbana e do grafite nacional. Havendo ainda opções para investimento em arte que representam estéticas de cunho regional como os cordéis de J. Borges que podem ser adquiridos por apenas R$ 200,00, um valor simbólico considerando a dimensão da obra de J. Borges, reconhecida internacionalmente por sua vinculação à cultura popular do nordeste brasileiro. O colecionador ou investidor poderá encontrar ainda opções de investimento em artistas que transitam entre a arte urbana e a reflexão acadêmica, casos de Wilton Pedroso, Leandro Serpa.

Ao colecionador interessado em investir em arte contemporânea peço que acesse o site da Galeria de Gravura e estude as opções de investimento a disposição. São vários artistas visuais com produção relevante a sua disposição. Enfatizo ainda que a Galeria de Gravura é um comércio eletrônico de obras de arte, possibilitando, portanto, a compra online de obras de arte e a entrega em sua residência. Acesse o site, veja as opções e click na opção de seu interesse. Faça um bom investimento, adquira um múltiplo na Galeria de Gravura.

Clube de colecionadores. Investimento compartilhado

O Clube de colecionadores tem sido uma estratégia adotada por instituições reconhecidas nacionalmente como por exemplo o MAM de São Paulo para a promoção do investimento em múltiplos artísticos cujo objetivo é fomentar o colecionismo e a valorização da obra de arte e do múltiplo como formas de arte autentica e potencialmente crítica. O MAM tem se notabilizado na ação de promoção do colecionismo em nosso país promovendo a aproximação entre artistas visuais contemporâneos e colecionadores e investidores de artes visuais. Estratégia similar tem sido adotada pela Galeria Art Hall que tem se notabilizado pela realização de alianças com galerias para promover o trabalho de artistas da cena contemporânea, construindo uma associação com novos colecionadores visando a promoção do colecionismo de artes visuais contemporânea em solo brasileiro.

Espaços inovadores para Múltiplos

O mercado de arte contemporânea tem alargado seu campo de atuação e promoção das artes visuais contemporâneas a partir da ação inovadora de Galerias de Arte que tem lançado novas propostas ao campo da fruição artística e com isso fomentado o colecionismo e o investimento em arte com estratégias que priorizam a obra de arte enquanto ‘Múltiplo’, quer dizer, mais de uma cópia ou uma tiragem numerada.

Com o objetivo de fomentar o colecionismo e o investimento em arte contemporânea, duas galerias nacionais tem merecido destaque graças a ações inovadoras que tem inserido no mercado de arte Múltiplos de artistas nacionais consagrados e também emergentes ou ainda impressões fine art de editoras de arte contemporânea internacionais.

As mencionadas galerias são; ‘Mul.ti.plo Espaço Arte’ e ‘ArtEEdições’. Ambas as galerias vêm atuando com foco no Múltiplo como estratégia singular para o fomento da arte contemporânea estimulando com isso a coleção e investimento de obras de artes visuais contemporâneas.
A Mul.ti.plo Espaço Arte propõe renovar a reflexão e a fruição estética, atrair não somente especialistas, despertar novos colecionadores, enriquecer coleções já estruturadas: com os múltiplos e as obras em outros formatos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros comercializando obras selecionadas a partir de critérios estéticos de extraordinária densidade artística além de realizar permanente esforço de pesquisa no sentido de identificar e divulgar novos trabalhos.

A ArtEEdições Galeria, por sua vez, democratiza a arte contemporânea através da comercialização de gravuras, fotografias e objetos em edições limitadas. Representa com exclusividade no Brasil grandes editores de arte contemporânea do Reino Unido, entre eles a Paragon Press e a Alan Cristea Gallery. Além disso, também representa artistas brasileiros que trabalham a fotografia como mídia.

Por que investir?

Conheça os benefícios do investimento e da coleção de obras de artes visuais contemporâneas.
Até este ponto tenho falado do mercado de arte, das alterações ocorridas no comercio eletrônico de obras de arte nos últimos anos e apresentado galerias e clubes de colecionadores que se dedicam ao Múltiplo artístico.

Ainda que tenha apresentado as vantagens em investir em obras de arte, pela condição de bens de valor econômico estratégico que é intrínseco a estes objetos, não tratei do valor fundamental em questão e do que realmente ocorre quando um colecionador compra uma obra de arte.

O mercado de arte é o catalisador da produção visual contemporânea pelo potencial que tem de estimular e fomentar novas experiências artísticas. No mercado de arte dois personagens fundamentais para a criação de obras de arte encontram-se ou tem sua relação aproximada. São eles o artista visual e o colecionador. As ações estratégicas do mercado de arte visam em suma aproximar o criador do fruidor, estabelecendo com isso um jogo de relações no qual o artista tem seu esforço intelectual consumado na ação do investidor que compra sua obra.

Poderíamos ainda simplificar mais a questão e elegermos os três personagens acima citados; artista visual, mercado de arte e colecionador, e identificar neles a espinha dorsal de todo um sistema que compreende a arte contemporânea. Mas, há ainda considerável número de profissionais envolvidos neste nicho que chamaremos arte visual contemporânea. Cabe dizer ainda que o mercado de arte sintetiza e aglutina uma intricada e complexa rede de relações que representam volume considerável de valor da economia de um país.

Porém, ainda que admitindo e considerando o valor econômico momentâneo factível, não calculamos o valor simbólico de uma obra de arte, um Múltiplo, uma exposição ou mesmo a produção de um artista.

É no investimento em arte que o valor simbólico criado por um artista, uma sociedade e mesmo um país tornam-se proeminentes e sustentáveis. Não entrarei aqui no mérito de discutir campos conceituais ou estratégias ideológicas deste ou daquele, artista, movimento de arte, curador, país e etc.. Ao afirmar a importância da preservação e do fomento a criação de arte visual destaco a figura do colecionador cujo investimento que realiza fecha um ciclo generoso do conhecimento humano que tem a ver com transformações econômicas, sociais, políticas e estéticas.
Por que investir? Aqui apresentei pontos para reflexão. E afora toda a tensão que envolve o cenário econômico contemporâneo, considerando inclusive as questões políticas, reitero o papel fundamental do colecionador cuja ação positiva garante a preservação de obras de arte consagradas pelo crivo da história e mantem viva a produção e pesquisa de artistas visuais emergentes e atuantes no cenário contemporâneo. O investimento em arte visual promove a sua efetiva transformação continuidade e renovação. Ainda mais, a coleção fomenta a preservação da memória visual de um período ou nação.

Aos colecionadores, amantes da arte visual contemporânea que estão iniciando a formação de suas reservas ou colecionadores de longa data, reafirmo a importância que exercem para o funcionamento do campo visual enquanto setor ativo econômica e culturalmente, enfatizando a promoção do conhecimento e do saber.

Não fosse a arte um arcabouço de objetos simbólicos aqui não estaríamos na condição de seres ativos, conscientes e críticos da própria existência. Não fosse a coleção e a preservação não teríamos memória, nem consciência de nossa existência e história. Nem presente, passado ou futuro teríamos. Através da coleção nossas intensões manifestas ganham substância, valor e relevância.

Galeria de Gravura

reprodução fotográfica de obra de arte / artwork reprodution.

reprodução fotográfica de obra de arte / artwork reprodution.

O 1º E-Commerce de obras de arte do Brasil.

A Galeria de Gravura foi o primeiro escritório de arte a comercializar gravuras originais na Internet. A empresa foi fundada em 2003. O proprietário na época especializado em Internet e formado em artes visuais uniu os dois conhecimentos para fundar a empresa. No ano de 2005 lançamos uma plataforma de comércio eletrônico e divulgação da arte brasileira.
Hoje a Galeria de Gravura está situada no centro financeiro de São Paulo, Avenida Paulista no prédio comercial mais antigo da América Latina, Conjunto Nacional, um prédio histórico com arquitetura neo-concreta e que respira cultura, com seu teatro, cinema, livrarias (Livraria Cultura), Instituto Moreira Salles e espaços para exposições.

Para saber mais acesse:
http://www.gravura.art.br/
Contato:
comercial@galeriadegravura.com.br
Tel.: +55 11 3382-7137
Localização:
Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo – SP, 01311-300, Brasil.

Clube de Colecionadores do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo

clube_colecionadores_mam_galeria_de_gravura_1

Os clubes de colecionadores foram criados para fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira. A associação a cada clube é anual e dá direito a cinco obras comissionadas pelo MAM para cada edição. As obras selecionadas por curadores renomados nas áreas de gravura e fotografia são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos sócios dos clubes com certificado de autenticidade. Provas de artista de cada obra são incorporadas à coleção do museu.

Para saber mais acesse:
http://mam.org.br/faca-parte/clube-de-colecionadores/clube-de-fotografia/
Contato:
Telefone +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342 | atendimento@mam.org.br
Horário: ter – dom, 10h – 18h. Bilheteria até 17h30.
Localização:
Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo SP Brasil

Arte Hall

ARTEHALL OK

A Arte Hall é um canal de serviços voltado para o mercado de arte contemporânea, costurando alianças com galerias para promover o trabalho de artistas da cena contemporânea, construir uma associação com novos colecionadores de arte e apresentar de maneira amigável o mercado brasileiro das artes.

A Arte Hall desenvolve também os clubes de arte, que cultivam a semente do colecionismo no brasileiro e mostrar que colecionar arte é possível e é gostoso.

“Para se gostar de arte, você precisa de conhecimento, de leitura, de convivência“, explica Florence Antônio que fundou ao lado de Leonardo Fonseca a Arte Hall em outubro de 2012.

Para saber mais acesse:
http://www.artehall.com.br/
Contato:
+55 11 3063-4630
contato@artehall.com.br
Localização:
Rua Conego Eugenio Leite, 240. Jd. América. São Paulo/SP. – CEP: 05414-000

Mul.ti.plo Espaço Arte

multiplo_espaco_arte_galeria_de_gravura

A Mul.ti.plo Espaço Arte é mais que uma galeria onde as obras ficam expostas para a apreciação do público; pretende-se um ambiente de encontro com a arte contemporânea. Aqui, artistas consagrados e novos talentos oferecem o melhor de sua produção em múltiplos e obras em papel, objetos e pinturas, além de projetos especiais. A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares de se relacionar com a arte.

Além de comercializar obras selecionadas a partir de critérios estéticos de extraordinária densidade artística, a Mul.ti.plo ainda realiza permanente trabalho de pesquisa no sentido de identificar e divulgar novos trabalhos. Por seu engajamento na circulação da arte e pela recusa em tomá-la como produto, a galeria vem se consolidando como um espaço que investe no lançamento de edições exclusivas, um lugar que cultiva preciosidades.

Renovar a reflexão e a fruição estética, atrair não especialistas, despertar novos colecionadores, enriquecer coleções já estruturadas: com os múltiplos e as obras em outros formatos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, a Mul.ti.plo espera tão somente desafiar o olhar do público e promover encontros em torno da arte contemporânea.

Para saber mais acesse:
http://multiploespacoarte.com.br/
Contato:
multiplo@multiploespacoarte.com.br
tel.: 55 21 2259-1952
Localização:
Rua dias Ferreira, 417/206 – Leblon.

ArtEEdições

arteedicoes_galeria_de_gravura

A ArtEEdições Galeria democratiza a arte contemporânea através da comercialização de gravuras, fotografias e objetos em edições limitadas. Representa com exclusividade no Brasil grandes editores de arte contemporânea do Reino Unido, entre eles a Paragon Press e a Alan Cristea Gallery. Além disso, também representa artistas brasileiros que trabalham a fotografia como mídia.

O conceito de democratizar a arte nasceu com a exposição “PAPER DEMOCRACY” (2004) co-produzida por Claudia Marchetti e com curadoria de Gerard Hemsworth. Em 2010, foi a vez de “Fast Forward”, ambas exposições no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo. Em seguida Marchetti abriu o escritório ArtEEdições, especializado em gravura contemporânea internacional.

Em 2014 inaugurou sua Galeria nos jardins com a exposição “Tiragem Limitada” a qual teve como tema principal as maneiras com que a gravura exporta a sua qualidade democrática para outras mídias como o silicone, aço inoxidável e bronze.

Para saber mais acesse:
http://www.arteedicoes.com.br/
Contato:
arteedicoes@arteedicoes.com.br
Tel.: +55 11 3031 0142.
Localização:
Rua Estados Unidos, 1162, CEP 01427-001.
Jardim Paulista, São Paulo/SP, Brasil.
Onde encontrar: Mapotecas.

Equipamento para guardar e conservar obras em papel

Conservart

Sempre à frente do seu tempo e lado a lado com seus clientes, a Conservart vem buscando o que há de mais avançado em produtos e equipamentos para acondicionar, arquivar, expor, exibir e catalogar documentos, fotografias e obras em papel.

Este site busca especialmente servir de guia para profissionais das áreas de restauração, conservação e montagem de obras e documentos em papel.

Fruto de muita pesquisa, este site traz também as melhores soluções de produtos e serviços para o segmento de fine art, atendendo aos melhores artistas, fotógrafos, museólogos, galeristas e curadores de todo Brasil.

A Conservart conta com uma equipe especializada, pronta para lhe oferecer um atendimento personalizado, sob medida para as suas necessidades.

Para saber mais acesse:
http://www.conservart.com.br/conservart/conservart.php

Localização:
São Paulo
(11)5510-5511
Rua Adalberto de Matos, 51/61
05731-190 São Paulo/SP.

Rio de Janeiro
(21)2580-8735
Rua Gotemburgo, 257
20941-080 Rio de Janeiro/RJ

Nexo Industrial – Equipamentos

A Nexo Industrial, desde sua fundação em 1987, sempre buscou modernizar-se em sua trajetória, mas nunca deixou de disseminar valores. Hoje cria, produz, distribui e vende seus produtos com total integração, que é reflexo do trabalho de todos seus colaboradores, fornecedores e clientes.

Para saber mais acesse:
http://www.nexoindustrial.com.br/
Contato:
E-mail: nexo@nexoindustrial.com.br
(41) 3049-7170 | 3049-7261 | WhatsApp Tim 9872-2530 | Oi 8423-6995
Localização:
Rua das Carmelitas, 1961 Curitiba – PR. CEP 81650060.

Usadão Móveis

A Empresa USADÃO MÓVEIS está no mercado de moveis para escritório para tornar possível a realização do início ou ampliação de seu escritório e empresa.
Trabalhamos com vários tipos e modelos de móveis, para escritório, para armazenagem e criação de estoques, buscando alcançar todos os mercados possíveis. Por esses motivos oferecemos uma grande linha de produtos novos, usados e reformados, buscando alcançar pequenas, medias e grandes empresas, iniciantes e já consolidadas.

Para saber mais acesse:
http://www.moveisusados.net/index.php
Contato:
Fone:11 2215-4226 – 11 2061-2044 – 11 2219-2522 – 11 9-6429-5438
Localização:
Av. do Estado, 6811ª. Moóca – SP. CEP: 03105-000

Di Constan. Equipamentos e material de estrutura para atelier
Para saber mais acesse:
http://www.diconstan.com.br/
Contato:
Fone/ Fax : ( 011 ) 3875-1063
Localização:
R.Cel. Melo de Oliveira, 797 – São Paulo – SP – Brasil.

Todo Art. (Madri, Espanha)
Para saber mais acesse:
http://todoart.com
http://todoart.com/productos/archivadores_de_planos.htm
Contato:
Email todoart@todoart.com
Teléfono (+34) 91 705 48 89
Fax (+34) 91 706 70 68
Localização:
Calle de Vallehermoso, 14, 28015 Madrid.

Totenart. (Valencia, Espanha)

Para saber mais acesse:
http://totenart.com/
Contato:
WhatsApp: 689 13 03 24.
Fone: 96 391 72 – 689 13 03 24.
Email: hola@totenart.com
Localização:
C/Corona, 35-B, 46003 Valencia, Espanha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.