Com o objetivo de aproximar a Arte de seu público, a obra do colecionador, na última década tem sido realizado por parte de galeristas, artistas e curadores ações e estratégias para fomentar a ampliação do circuito de arte contemporânea. São as nomeadas Feiras de Arte Contemporânea que promovem maior intercâmbio entre colecionadores, artistas e galeristas.
Visando atrair maior público e estimular o colecionismo de obras de arte contemporânea as Feiras de Arte Contemporânea tem se consolidado como meios atrativos para público e alavancado o comércio de arte contemporânea nacional.

Graças a estratégias singulares de organização, como por exemplo a realização de eventos de curta e média duração, (entre 3 a 12 dias aproximadamente), as Feiras de Arte Contemporânea, tem alcançado grande público, realizado fomento e inserção da arte contemporânea no cotidiano dos brasileiros.

As Feiras de Arte Contemporânea têm se caracterizado por eventos de grande porte, de natureza nacional e até mesmo internacional e por reunir as principais galerias do Brasil e do mundo. Pela dinâmica e impacto que causam as Feiras de Arte Contemporânea cumprem o papel debatido e constatado por especialistas do campo da arte contemporânea que é justamente aproximar o colecionador da obra de arte, fomentando a aproximação de personagens extremamente importantes do segmento que são o galerista, o artista e o colecionador; não excetuando aqui demais personagens de assegurada relevância, caso do crítico de arte, do curador, e da imprensa, entre outros profissionais da área.

As ações promovidas pelas Feiras de Arte Contemporânea têm se mostrado fundamentais para o estímulo ao colecionismo e a democratização da arte contemporânea, que dessa forma alcança maior público que passa a familiarizar-se com os elementos da arte visual contemporânea.
Podemos observar, portanto o benefício gerado pelas Feiras de Arte Contemporânea, que se colocam estrategicamente como elo de contato entre o galerista, o colecionador e o artista, intermediando, aproximando e consumando ações que formam público para a arte contemporânea e promovem o colecionismo.

Cabe analisar ainda as estratégias adotadas e os objetivos das principais feiras de nosso país. Ao observarmos a organização das Feiras de Arte Contemporânea constatamos que o fenômeno tem um eixo central entre Rio de São Paulo, mas podemos observar ações importantes na região Sul, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na região Sudeste que além de São Paulo e Rio de Janeiro conta com Minas Gerais, na região Centro Oeste, representada por Brasília – DF e ações similares no nordeste brasileiro, bem como em cidades do chamado ‘interior brasileiro’, caso da cidade paulista de Campinas, por exemplo.

A característica base das Feiras de Arte Contemporânea é a reunião em um mesmo pavilhão ou prédio, de estandes de diversas Galerias de Arte, sendo, portanto, um evento que congrega galeristas de todo o Brasil e também de outros países. Estas Galerias costumam terem lugares fixos, sedes próprias e em sua maioria contam com plataformas avançadas de comércio eletrônico de obras de arte, o chamado ecommerce de obras de arte. Ainda assim, a Feira de Arte Contemporânea, constitui verdadeira ação de visibilidade para estas organizações, trazendo para o campo público, obras de arte contemporânea e fomentando o colecionismo.

No eixo Rio-São Paulo as Feiras de Arte Contemporânea, ‘Artigo Rio’ e ‘Art Rio’, realizadas na cidade maravilhosa e as Feiras, ‘SP-Arte’ e ‘Feira Parte’, na capital paulista, notabilizam-se por reunir as principais galerias do país e também do mundo, grosso modo as galerias de arte que possuem em seu acervo artistas relevantes de longa trajetória na arte contemporânea, portanto consagrados e também artistas jovens com carreiras emergentes com participações marcantes nas principais exposições existentes do planeta, como por exemplo as Bienais de Arte Contemporânea.
No entanto, na região Sul do Brasil, coletivos de artistas e promotores culturais tem inovado com realizações de Feiras de Arte Contemporânea que primam pelo protagonismo do artista e a democratização do público e da arte contemporânea pela via do acesso irrestrito; todo artista, independente de pertencer ou não a Galerias de Arte, pode participar.

No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, “a DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea surgiu do desejo de um grupo de artistas, por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo”. “Sediada inicialmente na Travessa Venezianos, na Cidade Baixa/Porto Alegre, atua ininterruptamente desde dezembro de 2008. O intercâmbio, que inicialmente se dava somente entre os artistas locais, rapidamente ganhou outras proporções e a DESVENDA passou a abrigar artistas de diversas regiões do país, criando assim uma inédita rede autônoma de artistas/produtores”.

A MOSQ, Feira de Artes Visuais Contemporânea, cuja base operacional é Florianópolis na capital catarinense, por sua vez, tem inovado com o modelo de seleção das obras de arte contemporânea e dos artistas visuais, contribuindo assim para a democratização e ampliação do campo da Arte. Na MOSQ toda arte pode ser exposta! Todo artista pode participar! As idealizadoras da MOSQ, a primeira feira de arte contemporânea catarinense, partiram do princípio de que todo artista possui seu espaço na Feira. Na MOSQ há espaço para todos! O critério de seleção adotado pela Feira visa apenas contingenciar as obras indicadas por cada artista viabilizando assim que todos os artistas visuais possam expor sua obra independente de suas poéticas, temáticas, inclinações ideológicas…. As idealizadoras da MOSQ, as promotoras culturais Denise Becker, Leilah Corrêa Vieira e Vania Rossi em conjunto com Luciana Paulo Corrêa, Diretora Executiva da Fundação Hassis, identificaram um problema de demanda na capital catarinense e no estado como um todo.

Há um grande número de artistas visuais produzindo arte, porém o pequeno número de galerias existentes no estado não comporta a quantidade de obra produzida e representa apenas pequena parcela dos artistas visuais da região. Com isso parcela significativa da produção visual catarinense não possui a visibilidade necessária para sua promoção. Constatando este fato a Feira MOSQ estabeleceu critérios emancipadores para a arte da região assegurando o espaço para expor a todo artista que preenchesse uma ficha de inscrição e encaminhasse informações básicas a respeito da obra que pretendia expor. Na edição de 2016 a Feira MOSQ, avançando no estímulo a democratização da arte e na promoção do colecionismo de obras de arte, cedeu espaço para Galerias constituídas no estado catarinense e também para colecionadores. Com esse gesto, a Feira MOSQ chamou a atenção da imprensa local e nacional e atraiu público especializado e também leigo para seu evento. Ao apresentar a demanda produtiva de arte visual catarinense que não possui representações em galerias e ceder espaço a todo artista que por ventura queira expor, a MOSQ notabiliza-se pela inovação no cenário nacional, promovendo a arte visual contemporânea e seus principais personagens, o artista visual, o público, o colecionador, o galerista e todos os demais segmentos e profissionais das artes visuais.

Em suas formas diversificadas e inovadoras as Feiras de Arte Contemporânea têm se notabilizado pela aproximação de segmentos fundamentais para o fomento da arte contemporânea, o artista visual, o galerista, o colecionador e o público, bem como as demais personagens do chamado campo das artes visuais contemporânea. Estando entre as premissas a formação de público e o estímulo ao colecionismo as Feiras de Arte Contemporânea tornam-se personagens fundamentais para a promoção dos artistas e da Arte Contemporânea nacional.

sp-arte-2016-galeria-de-gravura

SP-Arte

Criada em 2005, a SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo – é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes. Consagradas galerias trazem mais de 2.000 artistas do Brasil e do mundo e se reúnem anualmente num encontro criativo entre colecionadores, profissionais e amantes da arte. A partir de 2016, chega à Feira um espaço dedicado exclusivamente ao design de mobiliário, que se soma a ambientes focados em nomes de destaque no cenário mundial, novos criadores, performances e instalações.
Durante cinco dias, no emblemático Pavilhão da Bienal, conversas sobre o fazer artístico, além da presença de revistas, editoras e lançamentos de livros na Feira, compõem um panorama do circuito contemporâneo. Dessa forma, o evento se consolida como um aglutinador de tendências e ainda fortalece a economia criativa do país.

Site:
http://www.sp-arte.com/
Localização:
SP-Arte Eventos Culturais Ltda.
Rua Tavares Cabral 102 / conj. 73
05423-030 / São Paulo – SP
T 55 11 3094 2820
info@sp-arte.com
application@sp-arte.com

artrio_galeria_de_gravura

Art Rio – Feira Internacional

Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio é uma oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas em uma seleção especial das principais galerias do país e do mundo. A Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro apresenta sua sétima edição entre os dias 20 a 24 de setembro de 2017.

A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de pólo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias, estimulando o colecionismo, a formação de público e a promoção de artistas jovens. Desta forma, a feira constrói um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura.

A sexta edição da feira aconteceu de 29 de setembro a 2 de outubro de 2016, nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá. Foram 73 galerias de arte participantes, divididas nos programas PANORAMA e VISTA. O público da ArtRio 2016 ultrapassou 49 mil pessoas.

Site:
http://www.artrio.art.br/
Localização:
Píer Mauá
Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-250
Contato:
contato@artrio.art.br

feira_tijuana_galeria_vermelho_galeria_de_gravura

Inaugurado em 2007, o Tijuana nasceu como uma iniciativa da Galeria Vermelho para criar um espaço expositivo apto a mostrar obras de formato incompatível com o espaço expositivo tradicional, especialmente os livros de artista.

Em 2009 foi realizada a primeira Feira de Arte impressa do Tijuana, reunindo editoras que se dedicam à publicação de livros de artista e edições especiais. A partir de 2010, o Tijuana começa a publicar seus próprios livros de artista, através do selo Edições Tijuana.

capa-facebook-mosq

MOSQ – FEIRA DE ARTES VISUAIS – 2016 (2º Edição)

Idealizada pelas promotoras culturais Denise Becker, Leilah Corrêa Vieira e Vania Rossi em conjunto com Luciana Paulo Corrêa, Diretora Executiva da Fundação Hassis, a MOSQ é uma união com um propósito único de democratizar a arte, tornando-a acessível à contemplação e comercialização, um novo conceito de artes visuais em Santa Catarina.
Para saber mais:
Site:
http://www.mosq.com.br/

Local e data da ultima edição:
MOSQ – FEIRA DE ARTES VISUAIS
De 02 a 11 de setembro de 2016
Bistrô D’Acampora – SC 401 – Km 10 – Florianópolis – SC
E-mail: marketing@fundacaohassis.org.br / feiramosq@gmail.com

Artigo Rio Feira de Arte Contemporânea

O Rio de Janeiro recebe de 27 de outubro a 31 de outubro de 2016, mais uma vez, a feira que trouxe para o circuito carioca de arte, uma nova dinâmica de mercado, trazendo novos consumidores e colecionadores, ao focar arte com valores mais acessíveis como perfil principal de negócios.
Sendo mais que um exemplo de sucesso, a ARTIGO Rio foi um momento marcante para todos aqueles que participaram – público, galeristas e artistas, e que temos certeza irá se repetir com ainda mais entusiasmo e a mesma cobertura da imprensa que nos proporcionou mais de 120 reportagens, artigos, notas e entrevistas em todos os meios de comunicação.

Site:
http://www.feiraartigo.com.br
Fan page:
https://www.facebook.com/artigorio
Localização:
Vogue Square – Av. das Américas 8505, Barra
22793-081 Rio de Janeiro
Curadoria, Produção e Realização
Alexandre Murucci.
Contato:
(21) 98505-3881.
Edição 2016:
Abertura: Dia 27 de outubro (quinta), às 18h00.
Duração: de 28 (sexta) a 31 de outubro (segunda).

feira-parte_galeria_de_gravura

PARTE Feira de Arte Contemporânea

PARTE é a primeira e única feira no Brasil dedicada exclusivamente à arte contemporânea.
Plataforma de fomento à produção mais atual, PARTE é o evento de maior alcance na renovação e na dinamização do mercado de arte no Brasil.

A primeira edição da feira foi realizada em 2011, em São Paulo, e a partir de 2015 o evento passou a contar com duas edições anuais, em junho e novembro. Na PARTE se reúnem galerias com propostas ousadas e artistas da nova geração. É o ponto de encontro entre o que há de mais interessante na arte contemporânea e todos aqueles que se interessam pela produção atual e querem vivenciá-la mais de perto, de curiosos em busca de sua primeira obra de arte a colecionadores experientes atrás de novidades promissoras.

Acreditamos que arte pode e deve ser para todos. Na PARTE a informação sobre artistas e obras está sempre à vista – inclusive os preços. Assim você pode se sentir à vontade para perguntar, comparar e decidir com elementos suficientes o que quer ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida.

Idealizada e realizada pela Parte Produções Culturais, a feira é dirigida por Carmen Schivarche, Lina Wurzmann e Tamara Perlman.

Site:
http://www.feiraparte.com.br/
Contato:
contato@feiraparte.com.br
Fan page:
https://www.facebook.com/feiraparte
Edição 2016.
2 a 6 de novembro de 2016
Clube A Hebraica
Entrada gratuita
Rua Dr. Alberto C. de Melo Neto, 115
Clube A Hebraica – Salão Marc Chagal
São Paulo – Brasil.

DESVENDA

A DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea surgiu do desejo de um grupo de artistas, por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo. Sediada inicialmente na Travessa Venezianos, na Cidade Baixa/Porto Alegre, atua ininterruptamente desde dezembro de 2008. O intercâmbio, que inicialmente se dava somente entre os artistas locais, rapidamente ganhou outras proporções e a DESVENDA passou a abrigar artistas diversas regiões do país, criando assim uma inédita rede autônoma de artistas/produtores. As feiras de Intercâmbio da Desvenda já participaram de diversos festivais, encontros e salões, tal como o SPA das Artes (Recife), Bienal do Mercosul (POA), Salão de Abril (Fortaleza), Festival Fora-do-Eixo (Brasília), Festival Cidade de Porto Alegre (POA), Desvenda no Pelourinho (Salvador), Espaço Dobradiça (Santa Maria), Casa de Cultura Mário Quintana (POA), Estação das Artes (Montenegro/RS), entre outros. Hoje participam da Desvenda mais de 200 artistas de todo país e a cada dia mais pessoas se agregam a esse movimento.

Site:
http://www.desvenda.art.br/
Localização:
Travessa Venezianos, 30 Entre as Ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco, Cidade Baixa – Porto Alegre / RS – CEP 90050-370

I Feira de Arte Contemporânea RARO, Brasília, DF

A RARO é um coletivo de artistas, sociólogos e produtores que se dedica à circulação de criatividade, e quer estimular o gosto pela arte e pela apreciação estética na comunidade e mercado em que atua, ao conceber, produzir e executar projetos culturais e intermediar trocas simbólicas e materiais.

Site:
http://www.raronc.wixsite.com/facraro
Face: http://www.facebook/raronc
Contato:
raronc@gmail.com
Localização:
Brasília 61.35419430 * 61 986321907
São Paulo 11.25899483
Edição 2016:
Data: De 3 a 12 de novembro, 2016. Local: CasaPark, Brasília DF.
Valor: Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

ART INVEST – 1ª Feira de Arte Contemporânea, Curitiba, PR

Aproximar o público dos artistas é o principal objetivo da 1ª Feira de Arte Contemporânea Art Invest, que será realizada em Curitiba, entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro, 2015.
A Feira de Arte Contemporânea é uma promoção da Art Invest, em parceria com as produtoras Pop Art Útil Comércio de Arte, Escritório de Arte Múltiplus Olhares, Artemísia Studio e a Galeria e Ateliê João Moro. Ao todo, o evento vai reunir 70 artistas do Paraná e 8 vindos de outros estados, entre eles, nomes conceituados, como de Mazé Mendes, Attila Wensersky, Rogério Borges, Luiz Rettamozo, Denise Roman, João Moro, Kambé, Uiara Bartira e cerca de 20 artistas jovens, que estão iniciando na carreira e buscam o reconhecimento do mercado. A Feira será realizada na Galeria e Atelier João Moro, no Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

Os organizadores querem promover uma feira democrática e popular, acessível a todos, investidores de arte, colecionadores, marchands, comerciantes de obras e turistas. Por isso, os preços das obras vão variar entre R$ 250,00 e R$ 35.000,00 e as formas de pagamento também serão facilitadas.

Localização:
Galeria e Ateliê João Moro – Av. Manoel Ribas, 4232 – Bairro de Santa Felicidade, Cascatinha, Curitiba, PR.
Contato:
Fone: (41) 4106-2333
Email: juleardini@gmail.com

ARTBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea

Com mais acesso a Arte e horizontes mais amplos, o conhecimento cresce e mais oportunidades surgem para mudar o mundo para melhor. Afinal de contas, o mundo das pessoas muda com mais cultura. E o mundo da cultura muda com mais pessoas.

É com esse pensamento, que a Stand Marketing Cultural, (empresa que tem em seus quadros, Nilso Farias e os profissionais mais premiados e reconhecidos no mercado mineiro) tem a honra de comunicar a todos que foram iniciados os preparativos da ArtBh – Feira de Arte Moderna e Contemporânea de Belo Horizonte, que será realizada de 23 a 26 de maio de 2015, no MinasCentro.
A Feira de Arte Moderna e Contemporânea vai reunir Galerias de Sul a Norte do pais, representando Artistas consagrados e trabalhos de talentos jovens.

Quase 40 Galerias, representando artistas de vários estados brasileiros, mostrarão desde obras-primas do modernismo, até trabalhos que ainda estão sendo elaborados nos ateliês.
A Feira tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção a população jovem.

Site:
http://www.galeriabeatrizabiacl.com.br/
Localização:
Rua Santa Catarina 1155, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.