A fotografia autoral, processo contemporâneo de fotografia que ganha relevância nos últimos anos, é um termo de identificação de artistas que trabalham com a fotografia de forma poética e conceitual. A fotografia autoral distingue-se de outros fins a que se destinam a fotografia e tem por princípio a criação de obras de arte visuais contemporâneas dotadas do sentido da beleza inseridas no contexto da arte contemporânea. Os artistas que se dedicam a fotografia autoral buscam realizar imagens que desloquem o sentido da informação cotidiana ampliando o campo dos sentidos com imagens que promovam a pesquisa, a reflexão e até mesmo o deleite, dada a beleza com que geralmente são realizadas as fotografias autorais. Sob o termo fotografia autoral, cabe observar dois personagens essenciais, que juntos, são responsáveis pela imagem, o artista e seu equipamento. Na fotografia autoral, portanto, a junção entre artista e equipamento são fundamentais para a realização de obras de arte de qualidade, pois invariavelmente reúnem o saber poético e conceitual do artista com a qualidade de seu equipamento.
Muitos fotógrafos autorais são artistas renomados que criam obras emblemáticas altamente valorizadas no mercado de arte e procuradas por colecionadores perspicazes interessados no investimento de arte contemporânea de qualidade.

Cláudia Andujar

Cláudia Andujar

Um debate importante e que deve ser levado em consideração pelo colecionador interessado em investir em uma fotografia autoral refere-se a impressão da imagem. Há neste caso algumas informações que se fazem importantes. O investidor em arte deverá observar a qualidade do acabamento da obra. Enfatizo aqui o material para montagem em moldura, caso a peça seja destinada para ser instalada em parede ou similar. Porém dentre os itens relevantes, a qualidade de impressão é fundamental. A saber uma fotografia autoral, executada por técnica mista ou não, pressupõe, a princípio, o registro de uma imagem através de uma câmera. Aqui não faço distinção dos equipamentos a disposição no mercado e até mesmo celulares e equipamentos afins podem fazer parte do universo dos artistas que se dedicam a fotografia autoral. A respeito da impressão, destaco o procedimento fine art que é uma impressão de alta qualidade. Mais que isso, uma fotografia autoral fine art é uma obra de arte realizada com apuro técnico e excelência poética e conceitual, estando entre as premissas a realização de uma peça com qualidade assegurada, geralmente em edições limitadas com prova de artista, assinatura e certificado de autoria.
Portanto uma fotografia autoral impressa em fine art reúne duas qualidades que interessam ao colecionador interessado em investir em arte; o apuro técnico e a qualidade poética da peça, que a qualificam como obra de arte e asseguram sua permanência e preservação umas vez que são criadas com materiais de qualidade comprovada.

 decoracao_com_foto

No Brasil há Galerias que dedicam se ao fomento do colecionismo de obras de arte visual, e em especial da fotografia autoral, proporcionando opções para o investimento em arte contemporânea que resultam em estímulo à preservação e manutenção da memória visual através do investimento em obras de arte produzidas por artistas renomados e também emergentes do cenário nacional e internacional. Jovens artistas com potencial têm suas obras divulgadas e assim o estímulo ao colecionismo ocorre. Além de preservar a memória visual o colecionador faz um investimento, uma vez que um artista emergente tende a ter suas obras valorizadas em poucos anos. Por sua vez o investimento em uma fotografia autoral de um artista renomado torna-se garantia de aquisição qualificada e valorizada que proporciona ao colecionador prestigio e reconhecimento. Ambos os momentos da carreira do artista, seja no seu início, quando é um promissor emergente, quanto no seu auge, quando o artista encontra se renomado e consagrado, são momentos interessantes para investimento e devem ser apreciadas pelos colecionadores as possibilidades colocadas à disposição pelas galerias. Confere dizer ainda a respeito das Galerias que as citadas empresas possuem formas inovadoras de comercialização atuando em muitos casos, tanto física quanto virtualmente aproximando o colecionador da obra de seu interesse. Muitas galerias possuem atendimento em suas sedes e até filiais, mas o modelo de comércio que ganha vulto no país é o virtual; conhecido como e-Commerce. Trata se de uma forma de comercialização de obra de arte que aproxima o investidor de obra, objeto de seu interesse, através de uma plataforma segura que possibilita a compra e o recebimento via postal ou similar, aproximando com isso, o colecionador do seu investimento.

O colecionador interessado em investir em arte contemporânea, encontrará no Brasil, portanto, ótimas galerias dedicadas a fotografia autoral bem como formas de arte similares, como por exemplo a gravura fine art ou ainda a gravura tradicional, impressa manualmente. A respeito das Galerias cito a atuação da Galeria de Gravura, que desde a sua fundação, em 2003, vem revolucionado o mercado de arte com estratégias singulares que tem modificado a relação entre o investidor em arte contemporânea e o marchand ou galerista. Afora a atuação qualificada da empresa que visa a satisfação e comodidade do cliente, a Galeria de Gravura investe em formas de negociação virtuais que facilitem e muito a vida do colecionador, aproximando o investidor da arte do objeto de seu desejo. Investindo em formas inovadoras de comércio de obras de arte contemporânea a Galeria de Gravura lança em 2005 uma plataforma de comércio eletrônico, e-commerce, destinada a negociação online de arte contemporânea brasileira e internacional. Com esta iniciativa a Galeria de Gravura, o 1º E-Commerce de obras de arte do Brasil, provoca alterações impactantes no mercado de arte nacional estimulando o colecionismo e o investimento em arte.

Caros amigos leitores, colecionadores de longa data ou amantes da arte que iniciam suas ações no colecionismo e investimento em arte contemporânea e fotografia autoral, desejo a todos, boa pesquisa e boas aquisições.

Abaixo deixo a indicação de pesquisa de galerias conceituadas e projetos que fomentam o colecionismo em nosso país, como por exemplo o clube de colecionadores do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo. Ademais, deixo ainda informações sobre termos relevantes citados nesta matéria.

Bom investimento!

11 Galerias para você investir

Galeria de Gravura – Acervo de Street Art

reprodução fotográfica de obra de arte / artwork reprodution.

Galeria de Gravura
O 1º E-Commerce de obras de arte do Brasil.
A Galeria de Gravura foi o primeiro escritório de arte a comercializar gravuras originais na Internet. A empresa foi fundada em 2003. O proprietário na época especializado em Internet e formado em artes visuais uniu os dois conhecimentos para fundar a empresa. No ano de 2005 lançamos uma plataforma de comércio eletrônico e divulgação da arte brasileira.
Hoje a Galeria de Gravura está situada no centro financeiro de São Paulo, Avenida Paulista no prédio comercial mais antigo da América Latina, Conjunto Nacional, um prédio histórico com arquitetura neo-concreta e que respira cultura, com seu teatro, cinema, livrarias (Livraria Cultura), Instituto Moreira Salles e espaços para exposições.
Para saber mais acesse:
http://www.gravura.art.br/
Contato:
comercial@galeriadegravura.com.br
Tel.: +55 11 3473-6950
Localização:
Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo – SP, 01311-300, Brasil.

Artista Cildo Meireles

GRD_1413_Cildo 08

Fotospot
O conceito
A paixão dos fotógrafos Cássio Vasconcellos, Lucas Lenci e André Andrade pela fotografia motivou a fundação da FOTOSPOT, uma empresa que possui em sua essência o desejo de valorizar e perpetuar a arte fotográfica e assim despertar nas pessoas essa mesma paixão.
A FOTOSPOT vende fotografias impressas em diversos formatos e tamanhos, permitindo que diferentes públicos com diferentes necessidades tenham acesso à arte fotográfica.
Os mais diversos estilos de fotografias provando uma nova experiência de apreciação.
Para saber mais acesse:
http://www.fotospot.com.br/
Contato:
(11) 3031-6733
info@fotospot.com.br
Localização:
Rua Joaquim Antunes, 177, cj 22 – São Paulo, SP
[Visitas apenas com hora marcada]

Artista Claudia Jaguaribe

.fotospot_ Claudia_Jaguaribe_galeria_de_gravura

 

 

Galeria Chroma
Galeria de Arte | Fotografia Contemporânea
A Galeria Chroma traz com exclusividade o trabalho de grandes nomes da fotografia contemporânea internacional. Obras exclusivas e limitadas, assinadas e acompanhadas de certificação.
A diversidade na seleção do acervo, a criatividade dos artistas e a exclusividade das obras são focos da galeria.
A Chroma tem como meta principal encorajar a apreciação da fotografia como obra de arte, assim como promover o colecionismo. Como já dizia Susan Sontag: “Colecionar fotografias é colecionar o mundo”.
Para saber mais acesse:
http://galeriachroma.com.br/
Contato:
Galeria Chroma | São Paulo
Visitas devem ser agendadas através do e-mail:
contato@galeriachroma.com.br
Telefone
+55 11 4112.4774
+55 11 98558.1062
E-mail
contato@galeriachroma.com.br

galeria_chroma_galeria_de_gravura

 

Clube de Colecionadores do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
Os clubes de colecionadores foram criados para fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira. A associação a cada clube é anual e dá direito a cinco obras comissionadas pelo MAM para cada edição. As obras selecionadas por curadores renomados nas áreas de gravura e fotografia são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos sócios dos clubes com certificado de autenticidade. Provas de artista de cada obra são incorporadas à coleção do museu.
Para saber mais acesse:
http://mam.org.br/faca-parte/clube-de-colecionadores/clube-de-fotografia/
Contato:
atendimento@mam.org.br | Telefone +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342
Horário: ter – dom, 10h – 18h. Bilheteria até 17h30.
Localização:
Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo SP Brasil

Lenora de Barros

Lenora_de_Barros_colecionadores_mam_galeria_de_gravura

 

Arte Hall
A Arte Hall é um canal de serviços voltado para o mercado de arte contemporânea, costurando alianças com galerias para promover o trabalho de artistas da cena contemporânea, construir uma associação com novos colecionadores de arte e apresentar de maneira amigável o mercado brasileiro das artes.
A Arte Hall desenvolve também os clubes de arte, que cultivam a semente do colecionismo no brasileiro e mostrar que colecionar arte é possível e é gostoso.
“Para se gostar de arte, você precisa de conhecimento, de leitura, de convivência“, explica Florence Antônio que fundou ao lado de Leonardo Fonseca a Arte Hall em outubro de 2012.
Para saber mais acesse:
http://www.artehall.com.br/
Contato:
+55 11 3063-4630
contato@artehall.com.br
Localização:
Rua Conego Eugenio Leite, 240. Jd. América. São Paulo/SP. – CEP: 05414-000.

arte_hall_galeria-de_gravura

 

Aura Arte
Acreditamos que artistas são capazes de criar trabalhos visionários com grande impacto sobre a forma como vemos nosso mundo, nosso tempo e a nós mesmos e que, os auxiliando na realização de ideias com ampla repercussão na sociedade, contribuímos para uma transformação positiva na cultura brasileira
Nossa equipe é composta por produtores e curadores de arte que auxiliam os artistas com a produção, catalogação, divulgação e comercialização das obras; e os compradores na aquisição de trabalhos para suas coleções.
Para saber mais acesse:
http://www.aura.art.br/
Contato:
Fone/whats: (51) 8030.0306
E-mail para info@aura.art.br
Localização:
Rua Duque De Caxias, 1478 – Porto Alegre/RS, Brasil.

galeria_aurea_galeria_de_gravura_louise_kanefuku

 

Fólio Livraria
A Fólio, fundada no ano 2000, é uma galeria especializada em livros de artista, tiragens limitadas, exemplares únicos (com intervenções do artista), publicações raras e especiais, trabalhando também com um amplo acervo de obras sobre papel: aquarelas, guaches, desenhos, gravuras, litografias, fotografias que são publicadas duas vezes ao ano em catálogos, referentes a leilões semestrais.
Para saber mais acesse:
http://www.foliorarebooks.com.br/
Contato:
Tel/Fax: 11 3294-3242 / 11 3662-4849
Email: folio@netpoint.com.br
Localização:
Rua Pedroso Alvarenga 1046/1062, conj. 186
Ed. Golden Light, Itaim Bibi, São Paulo (SP). CEP 04531-004.

Artista Mira Schendel

bordados_mira_schendel_folio_galeria_de_gravura

 

DOC Foto
DOC Foto é um escritório para criação e produção de projetos ligados a fotografia e galeria especializada em imagem. A proposta é abrir o espaço para o fotojornalismo e os trabalhos documentais, imagens pensadas para contar histórias. A fotografia contemporânea também tem o seu lugar na DOC Galeria. O objetivo é inserir novos e experientes profissionais no mercado das artes. Compartilhamos estas experiências com conversas, cursos e workshops.
A DOC Galeria produz a Mostra São Paulo de Fotografia, evento anual de ocupação do bairro da Vila Madalena, com cerca de 30 exposições simultâneas, mostrando os vários aspectos da cidade de São Paulo. A Mostra abre todo dia 21 de abril, e participam galerias, restaurantes, bares, lojas, espaços culturais, muros autorizados e instalações em lugares públicos. São apresentados trabalhos de fotógrafos de todas as vertentes e épocas.
Para saber mais acesse:
http://docfoto.com.br/
Contato:
contato@docgaleria.com.br | + 55 11 2592-7922.
Localização:
R. Aspicuelta, 145 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05433-010.

Artista Evandro Teixeira

evandro_teixeira_galeria_gravura_docfoto

 

Galeria Lume
A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados.
Dirigida por Felipe Hegg, Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.
A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicado a introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a idéias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.
Para saber mais acesse:
http://www.galerialume.com/pt/galeria
Contato:
Informações Gerais
(55) 11 4883-0351
contato@galerialume.com
Sócio – Diretor Comercial
felipe@galerialume.com
Localização:
R. Gumercindo Saraíva, 54 – Pinheiros, São Paulo – SP, 01449-070.

galeria_lume_galeria_de_gravura

 

Galeria Mario Cohen
A Galeria Mario Cohen tem como foco único a exibição e divulgação da fotografia.
“É o papel da galeria colocar o artista em contato com o mercado. ” Mario Cohen
Para saber mais acesse:
http://galeriamariocohen.com.br/
Contato:
Fone: +55 (11) 3062-2084.
Email: galeria@1818branding.com.br
Localização:
Rua Joaquim Antunes, 177 cj. 12. Jd. Paulistano – São Paulo/SP, Brasil.

Artista Claudio Edinger

claudio_edinger_bahia-galeria_de_gravura

Fass Art
A FASS surgiu em 2007, em São Paulo, primeiro como um movimento no seio do ainda incipiente mercado da fotografia brasileiro. Com a proposta de difundir conhecimento e cultura no meio fotográfico nacional e encabeçado por Pablo de Giulio, fotógrafo e sócio-diretor, esse movimento, que teve o apoio inicial de Rubens Fernandes Júnior, pesquisador e crítico de fotografia, e Diogénes Moura, escritor e curador de fotografia, tinha como meta colaborar com a formação e o desenvolvimento do mercado da fotografia autoral e histórica no Brasil, além de propor atividades ligadas ao desenvolvimento da cultura da fotografia por meio de mostras, vídeos autorais e participações em feiras de arte.
Para saber mais acesse:
http://www.fass.art.br/
Contato:
Fone: 3037 7349.
Email: galeria@fass.art.br
Localização:
Rua Rodésia, 26, São Paulo – SP, Brasil.

Artista German Lorca

german_lorca_galeria_fass_galeria_de_gravura

Para saber mais:

O que é e-commerce?
E-commerce é a abreviação em inglês de eletronic commerce, que significa “comércio eletrônico” em português.O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrônicas, como computadores, smartphones, tablets e etc. Basicamente, trata-se de todo tipo de comercialização de bens comerciais através de dispositivos eletrônicos.O e-commerce nasceu com o surgimento da internet, facilitando todo o processo de compra e venda. No início, apenas pequenos produtos e valores eram vendidos via e-commerce (livros, cds, dvds e etc), mas hoje em dia até mesmo os produtos mais caros do mundo são negociados através do comércio eletrônico, como iates, mansões, aviões, obras de arte, entre outros produtos de luxo.
Fonte: http://www.significados.com.br/e-commerce/

O que é Fotografia Autoral?
A primeira providência a ser tomada para compreender a fotografia é separa-la em duas partes: a fotografia autoral, da fotografia funcional, a arte da informação. O objetivo segundo o qual se realiza uma fotografia é que permite distinguir uma e outra. O privilegio que o fotografo dá à criação ou a informação é que determina de saída, que gênero de fotografia ele está interessado em fazer. A fotografia é uma mensagem pela qual é passada uma ideia ou simplesmente uma notícia.
Fonte: https://focusfoto.com.br/compreenda-a-fotografia-autoral/

O que é fotografia autoral Fine Art?
Um conceito que podemos levar em conta é que a fotografia Fine Art é aquela produzida por impulso artístico e estético sem a preocupação de ser documental ou comercial. Outro conceito é como ela é impressa, impressão Fine Art.
Fonte: http://finephoto.com.br/index.php/2015/09/20/o-que-e-fine-art/

O que é uma impressão Fine Art?
A impressão Fine Art é o cuidado com o processo de reprodução de uma imagem. Essa imagem pode ser uma Fine Art ou não. Os conceitos se misturam. A impressão Fine Art é feita com cuidado para ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e que tem uma exigência superior às confeccionadas de qualquer outra forma.Geralmente museus, galerias, artistas imprimem os trabalhos em Fine Art porque a durabilidade, a fidelidade da imagem são exigências requeridas para o trabalho que deve durar mais de um século, sem alteração de cor, por exemplo.
Fonte: http://finephoto.com.br/index.php/2015/09/20/o-que-e-fine-art/

Leave a Reply

Your email address will not be published.