30Esse artigo apresenta a arte contemporânea na decoração de ambiente. Nós fotografamos diferentes ambientes com nossas gravuras para mostrar para o público em 2424geral como elas ficam perfeitas em uma decoração arrojada que muitas vezes não é tão cara, pois são ambientes limpos sem muitos acessórios. A arte contemporânea tem certa suavidade e harmonia. ela traz um frescor e produz uma áurea singular no ambiente.

Nada como acordar com a arte e ir dormir com arte. A casa fica com uma personalidade própria que é transparecido para os visitantes.

Nesse post exploramos a arte dos múltiplos em sua maioria serigrafias produzidas artesanalmente. As serigrafias artísticas são obras artesanais produzidas em tiragem limitada muitas vezes em parcerias entre estúdios e artistas.

A serigrafia foi uma linguagem amplamente difundida por Andy Warhol e que originou a arte pop com o conceito da arte de massa.  A tiragem  limitada nas produções serigráficas manteve a exclusividade e o valor da obra tão importante na arte contemporânea e isso a tornou acessível a população em geral.

Economicamente a serigrafia é mais acessível do que pinturas ou esculturas de determinados artistas. Uma obra como tiragem de 50 exemplares tem o valor diluído em 50 partes o que nos quadros não acontece.

A gravura artesanal, produzida de forma individual sempre terá seu charme próprio e valorização no  mercado da arte contemporânea, diferente das fine art que não se valorizam no decorrer dos anos por ser  em sua maioria cópias chiques de pinturas.

Vamos  pensar a casa como uma mini Galeria de Arte.

leda_catunda_volpi_emanoel_araujo_galeria_de_gravura

As galerias e os museus são locais onde mora a arte e não existe regra. A arte contemporânea é livre de regras na composição apesar de ser baseada em signos e arquétipos, mas na arte tudo pode e combinações inusitadas podem trazer um tom moderno e contemporâneo para o ambiente. locais com poucos móveis trazem uma sensação de tranquilidade e harmonia e podem ser fundamentais quando se busca certa calmaria no ambiente. As parede como uma Galeria de Arte enfatizam a admiração do proprietário pela cultura contemporânea e o elevado conhecimento em artes visuais.

Para esse ambiente escolhemos dois artistas contemporâneos e um moderno. Na imagem da direita um Alfredo Volpi, no meio uma Leda Catunda e no lado esquerdo um Emanoel Araujo.

Hall da casa ou apartamento

leon_ferrari_4_galeria_de_gravura

O hall de entrada da casa  é o cartão de visita da casa. Nós podemos dizer que o hall é a primeira impressão que fica na pessoa que nunca visitou o local, então é um local que merece um tratamento especial, seja em um prédio ou em uma casa. O hall é a porta de entrada  de sua casa e a primeira sensação por quem ali passa.
Para esse hall escolhemos o grande artista Léon Ferrari.

 

Contraste de esquema de cores

aldemir_carlos_dias_9ni_di__galeria_de_gravura

A arte contemporânea é de difícil definição e para caracterizarmos muitas vezes fica de difícil compreensão. A mistura de cores ou até períodos de artistas pode trazer um contraste interessantes como arte, pois a diferença pode transmitir um ar de semelhança, no ambiente da sala misturamos diferentes artistas e cada um com uma grande importância na arte brasileira.
O Gato azul do Aldemir Martins, bem característico. Aldemir Martins que foi considerado em sua época o melhor desenhista do mundo, nunca parou de produzir e até o final da vida deu vida a seus gatos, seus bichos o ambiente a sua volta, ao seu lado um artista não menos importante, Di Cavalcanti, um artista de coração que conseguiu sintetizar em linhas da mulata brasileira. Um artista consagrado mundialmente por sua linguagem singular e expertise técnica em suas pinturas, temas e produção artística. Os quadros abaixo desses clássico são de dois grafiteiros, jovens artistas emergentes, a gravura da direita do Carlos Dias que foi produzida em Londres no estúdio de Banksy, já o quadro da esquerda do grande artista da street art Bruno 9li

Por cima da mesa

carlos_dias_leon_ferrari_galeria_de_gravura

Arte por cima da mesa é aquilo a que podemos chamar de um clássico, porém contemporãneo! E como é sempre bom revisitar os clássicos e muitas vezes dar-lhes novas roupagens – neste caso diríamos que é quase imperativo que se modernize o conceito de arte de mesa! – e precisamente por isso escolhemos este exemplo, um quadro de arte contemporânea que ambiente o local.
A obra escolhida foi uma gravura produzida no estúdio do Banksy em Londres pelo artista Carlos Dias. Ao seu lado temos dois Léon Ferrari, o artista contemporâneo mais importante da argentina, seu trabalho está em museus como MOMA de New York e MASP de São Paulo, além de inúmeros museus pelo mundo.

Os quadros apoiados em mesas, comodas, armários podem trazer uma suavidade incrível para o ambiente principalmente se for um local para sentar, ler, ouvir uma música. O quadro na cômoda traz um ar moderno e ao mesmo tempo contemporâneo, inspira e  criar um local de sonhos.

Escritório da Casa

titi_freak

O escritório da casa ou mesmo apenas a mesa de estudo tem que ser um local harmonioso em com bastante espaço, sem muitas cores para não atrapalhar a concentração e sem muitos itens. Um ambiente limpo sem muitos acessórios e com cores neutras ajuda na concentração o vaso de planta quase que se comunica com o Di Cavalcanti que escolhemos para trazer um ar contemporâneo para o ambiente. Nesse ambiente escolhemos colocar um artista da Street Art contemporâneo Titi Freak.

Uma gravura produzida no estúdio de uma importante artista contemporâneo o Banksy, artista residente de Londres e hoje considerado o mais influente artista urbano do mundo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.