1 – O local onde vai ficar a obra é extremamente importante, pois a partir dele você consegue definir o tamanho da obra ou das obras, é possível fazer uma combinação de duas ou mais obras e tudo vai depender do espaço disponível para elas.

2 – As cores dos móveis são super importantes na composição e harmonia com a obra de arte. Se você procura um quadro para um ambiente já montado, com sofá, mesa ou cama, você sempre tem que pensar em suas cores para escolha da cor da obra de arte. Uma obra de arte pode ter o predomínio de diferentes cores e isso irá influenciar nos itens que estiverem ao seu lado.

3 – O local onde o quadro vai ficar influência no tipo de obra e cores da mesma, se vc tem liberdade de escolha de cores devido a mobília serem de uma cor mais neutra como preto ou branco, você pode explorar cores mais fortes na linha do vermelho. Agora se a ideia é decorar um quarto, a obra de arte pode ter uma cor mais tranqüila como azul claro. As cores podem influenciar no comportamento de determinadas pessoas, por isso a harmonia é fundamental em cada ambiente.

4 – Quadros sempre no nível dos olhos. Cada um tem uma altura, mas suponhamos uma altura média que vai entre 1,65 a 1,75, o centro do quadro tem que estar em metragem média entre esse número, ele não pode ficar nem acima, nem abaixo, senão causa uma péssima sensação visual.

5 – Se você deseja decorar o ambiente inteiro com obra de arte, pense em uma história, pensa no que você quer contar para as pessoas que ali vão se adentrar. É interessante pensar os ambiente por períodos ou mesmo por linguagens visuais, como exemplo a sala só tem quadros geométricos, já os quartos tem quadros figurativos, o hall tem algo mais contemporâneo e assim por diante, é bom contextualizar os ambientes e ter uma história para contar para os visitantes.

6 – O ambiente onde vai ser colocado as obras também tem que ser pensado, se é um ambiente muito úmido o ideal é colocar pintura e não gravura, se o local bate sol, o ideal é não investir um valor alto em uma obra de arte. São inúmeras possibilidade, nós da Galeria em parceria com uma restauradora fizemos um e-book sobre conservação que vale a pena ler. Clique Aqui – E-book Conservação e Preservação de Obra de Arte.

7 – Obra de arte x Moldura. Esse é sempre um grande problema, pense na moldura de acordo com a obra e os móveis que ficaram em seu entorno. Nunca colocamos a moldura porque ela é bonita, quem tem que ser bonita é a obra de arte não a moldura, a moldura é apenas um assessória que também tem que ser bonito, porém neutro e nunca espalhafatoso. Nós fizemos um e-book falando sobre a moldura x obra de arte vale a pena baixar e dar uma lida se realmente interessa esse assunto. Clique aqui e baixe o e-book Moldura x Obra de de Arte.

8 – Sempre pesquise antes de comprar. Defina primeiramente se vai querer um pôster, quadro decorativo ou obra de arte. Se for um pôster ou quadro decorativo o artista não importa, agora se você quiser uma obra de arte de um artista contemporâneo ou mesmo um artista moderno. A pesquisa ajuda a você analisar se o artista em questão está alinhado com o conceito do ambiente ou mesmo do dono do local.

9 – O local de aquisição de obra de arte é o local da procedência da obra, verifique se ela vai acompanhada de nota fiscal, certificado de procedência e outro documento. A obra sempre tem que ser documentada e a empresa que a comercializa tem que emitir um certificado de procedência.

10 – Conheça bem a história dos artistas que você tem em sua parede e se souber a história da obra melhor ainda. É uma forma agradável e cultural de surpreender sua visita. As pessoas adoram história e os quadros de sua casa podem contar essa história, aprenda com eles e transmita para suas visitas, será uma experiência única.

11 – Em uma decoração com arte contemporânea explore o mercado dos múltiplos, pois eles trazem inúmeras economias e a possibilidade de ter um mix de importantes artistas contemporâneos em sua casa ou seu escritório sem gastar milhares de reais. Nosso comércio eletrônico Galeria de Gravura tem inúmeros artistas, mas vocês também conseguem encontrar obras de forma presencial em galerias como Zipper, Vermelho ou Nara Roesler.
Para conhecer mais nosso comércio eletrônico clique aqui – Galeria de Gravura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.