A sala é, muitas das vezes, o cômodo principal de uma casa, onde se podem receber visitas, brincar com os filhos ou simplesmente relaxar no sofá após um dia estressante de trabalho. Entretanto, como em qualquer outro cômodo, a decoração é uma parte importante e pode torná-la seu cômodo favorito ou o mais entediante para você. Mas como mudar sem precisar gastar muito?

cildo_meireles_galeria_de_gravura

Pequenos objetos de decoração podem fazer toda a diferença em uma sala e, sem dúvidas, quadros podem dar vida a paredes livres. Achar o quadro ou o conjunto de quadro certo pode transformar radicalmente o lugar, sem que seja necessária uma reforma completa.
POR QUE USAR ARTE NA SALA?
Personalizam e complementam o ambiente: O uso de arte na sala dá o toque final a todo o ambiente, além de ser um reflexo da personalidade dos moradores da casa. É um bom jeito de expressar seus gostos e interesses e ter sempre a vista coisas que você gosta e pelas quais se interessa como lugares, filmes, artistas e cultura em geral.

casa_vogue_eduardo_sued_galeria_de_gravura

Podem ser mudados com freqüência: Diferentemente da cor das paredes ou de móveis que normalmente não podem ser mudados toda semana, quadros possuem a possibilidade de serem itinerantes. Você pode modificar a organização de seus quadros em uma freqüência maior do que aquela em que os móveis podem ser trocados de posição, por exemplo. Também podem ser modificados de acordo com a ocasião, com quadros relacionados a uma reunião temática com amigos, a datas comemorativas ou a acontecimentos recentes.

flavio_de_carvalho_galeria_de_gravura

Custo: Evidentemente obras de arte não saem barato, mas é possível você conseguir bons preços com uma boa pesquisa. Nosso site tem obra de arte a partir de R$ 50,00

http://www.gravura.art.br/

Aí vão cinco dicas de como decorar salas com arte:

1 – Tenha em mente o seu estilo
Na hora de escolher as artes que ficarão em suas paredes, o mais importante ao começar a procurar é ter em mente seu estilo: se você é clássico, moderno, futurista, se gosta de coisas antigas, minimalistas ou modernas. Como qualquer outra coisa em sua casa, é preciso que os quadros transmitam um pouco do que você é e que você se identifique com eles.

gravuras_miro_galeria_de_gravura_1Também é preciso pensar no artista que você deseja ter em sua casa e de qual período ele pertence, se é moderno ou contemporãneo. Antes de começar a procurar e investir, é preciso ter em mente as coisas que você gosta, o que combina com você e, obviamente, o que combina com a sua sala.

2 – Estabeleça um orçamento
Decida quanto você pretende gastar, porque desse jeito você terá menos chances de se apaixonar por algo pelo qual você não possa pagar. Tenha pelo menos uma ideia do que você pretende, quer ou pode gastar, pois assim fica mais fácil selecionar os lugares que se encaixam no orçamento e, a partir daí, escolher os itens que serão adquiridos.

3 – Escolha onde os quadros serão pendurados
Planeje em que lugar da sua sala os quadros ficarão, porque dessa forma você terá uma boa noção de quanto espaço haverá, podendo se planejar para comprar a quantidade e o tamanho ideal, em vez de comprar um quadro maior do que o espaço que você possui.

aldemir_martins_gato_galeria_de_gravura

Outro ponto importante é manter em mente que os quadros devem estar bem visíveis e de preferência com a melhor iluminação possível, caso contrário seu dinheiro será gasto com itens que ficarão parcial ou totalmente escondidos.

4 – Faça testes
Após definir o local, uma forma de ter uma boa visualização de como os quadros ficarão é utilizando folhas – de revista, jornal, dentre outros – pregadas na parede e que sejam quase do mesmo tamanho dos quadros. Dessa forma, você pode planejar a organização e disposição dos quadros, principalmente no caso de você utilizar fita para mantê-los fixos na parede em vez de utilizar pregos.
Com o teste antes da colocação dos quadros, você também pode perceber se há a necessidade de colocar ou retirar algum quadro para que tudo fique harmonioso.

5 – Saia do óbvio e inspire-se
Escolher uma combinação pouco óbvia, como misturar diversos temas, tamanhos ou mesclar com espelhos, pode dar o toque que você procura para a sua sala, tornando-se única.

aldemir_carlos_dias_9ni_di__galeria_de_gravura

Além disso, procure fotos de outras salas e inspire-se nelas para construir o seu próprio ambiente. Adapte ideias e com um pouco de tempo e criatividade, você pode criar suas próprias composições.

Dessa forma, para decorar ou redecorar sua sala com arte é preciso um pouco de paciência, inspiração e bem menos dinheiro do que seria necessário para uma grande reforma. Quadros dão a você a possibilidade de transformar sua sala em uma grande expressão dos seus gostos e sua personalidade, portanto, não tenha medo e aproveite para dar um novo visual a sua sala.

Leave a Reply

Your email address will not be published.