Graffiti é a arte feita na rua, às pressas, um olho no muro outro na aproximação da polícia, tinta borrifada à jato, cobrindo rapidamente uma área grande da parede, contorno preto para definir a forma das manchas que saíram rápidas das latas de spray, cores fortes para serem vistas por quem passa alienado pela cidade, e para serem vistas logo, já que a vida do graffiti é efêmera. É um grito visual no meio da cidade, para ser ouvido na hora, antes que acabe.
Como denominar então a arte feita em espaços públicos porém em muros autorizados, sem pressa e sem risco? Highraff define-a como muralismo. É assim que o paulista formado em design pela FAAP pacifica a discussão entre a prática do graffiti e o uso da estética do graffiti nas artes plásticas: o limite do graffiti é a rua. O que se faz na tela ou em muros autorizados (ou encomendados) é muralismo ou simplesmente pintura, ainda que com inspirações nas formas, contornos fortes e cores vibrantes do graffiti. Jovens artistas que se dedicam às artes visuais conhecem o graffiti assim como conhecem o artesanato brasileiro, o rock, histórias em quadrinhos, cinema… e tudo isso é fonte de pesquisa para Highraff.

Gravuras do artista no site – Galeria de Gravura – http://www.gravura.art.br/artistas/highraff.html

 

rafael_highraff_galeria_de_gravura_11

rafael_highraff_galeria_de_gravura_10

rafael_highraff_galeria_de_gravura_8

rafael_highraff_galeria_de_gravura_7

rafael_highraff_galeria_de_gravura_6

As telas de Highraff revelam essa coexistência de referências principalmente no uso que o artista faz do contorno preto nas figuras, reservado para apenas algumas áreas da composição, que então saltam para um primeiro plano, deixando formas sinuosas e decorativas sem contorno no fundo. A contemporaneidade dos traços fortes característicos do graffiti fica assim num plano mais próximo do observador do que as curvas decorativas da Art-nouveau, que seus trabalhos recentes também incorporam. Padrões decorativos preenchem cada área delineada pelo contorno preto, e a referência ao artesanato popular aparece no uso de rendas vinílicas como máscara para aplicação da tinta. A geometria fractal das formas da natureza é outra inspiração para as composições do artista, que assim lembram estruturas celulares, átomos, ou formas vegetais.

rafael_highraff_galeria_de_gravura_5

Gravuras do artista no site – Galeria de Gravura – http://www.gravura.art.br/artistas/highraff.html

rafael_highraff_galeria_de_gravura_4

rafael_highraff_galeria_de_gravura_2

rafael_highraff_galeria_de_gravura_1

images

3198692143_56a36fdba6_o

Gravuras do artista no site – Galeria de Gravura – http://www.gravura.art.br/artistas/highraff.html

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.