http://www.gravura.art.br/artistas/jaca.html

 

 

http://www.gravura.art.br/artistas/jaca.html

Nascido em Porto Alegre, RS, 1954 Vive e trabalha em São Paulo, SP Vê-se um resquício de ilustração colorida em offset na página de um velho livro sobre a qual pinceladas de guache criam manchas foscas que redefinem o conteúdo da publicação.

Ao se apropriar de uma popular Enciclopédia para transforma-la em livro-objeto, parte da biblioteca fantástica que o artista vem formando há anos, Jaca mostra seu gosto pelas impressões antigas, industriais, populares, dos clichês de metal, dos blocos de madeira, dos carimbos de borracha, dos decalques e das latas de azeite impressas em rotografia, ditam a atmosfera que envolve todo o seu imaginário. E daí, surgem todas as histórias sem começo, meio ou fim, que configuram o pensamento tortuoso e eloquente do artista, numa massa ruidosa de figuras coloridas construídas a pinceladas às vezes rápidas e descuidadas, às vezes cuidadosas e estudadas.

A gráfica é o ponto de partida para a experiência visual que o artista desenvolve nos seus livros-objetos, desenhos, peças digitais e nas grandes telas épicas, cujas cenas complexas são meticulosamente elaboradas em todas as dimensões possíveis e improváveis, com acontecimentos no primeiro plano, no segundo e ainda num terceiro plano, que filtrado por uma camada de tinta translúcida, nos deixa antever um reflexo de figura ao fundo.

http://www.gravura.art.br/artistas/jaca.html

About The Author

One Response

  1. Deborah Pessoa

    Bom dia!

    Gostaria do contato desse artista, JACA. Trabalho em uma escola de educação infantil e queria apresentar um projeto para ele.
    Agradeço se puder me enviar o contato, por favor!

    Muito Obrigada,

    Deborah Pessoa
    11 3065-2440

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.