Local: Galeria de Arte do SESI-SP – Centro Cultural Ruth Cardoso
A mostra conta com 140 fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles e mais
uma seleção de 60 obras de linguagens variadas, de artistas modernos e contemporâneos.
Estas fotos históricas foram feitas pelo fotógrafo francês Marcel Gautherot, convidado por Oscar Niemeyer para registrar a construção de Brasília.
A exposição apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital federal, além de mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. É uma verdadeira viagem histórica ao início de Brasília, com destaque para os registros das construções, da vida dos trabalhadores e residentes da futura capital.
Cildo Meireles, Regina Silveira, Waldemar Cordeiro, Caio Reisewitz, Robert Polidori e Jac Leirner contribuem com suas obras no núcleo das artes.
No núcleo fotográfico da mostra, vemos registros impressionantes de Aloisio Magalhães, Eugene Feldman e Mary Vieira.
Destaque especial para as imagens em 100 x 100 (cm) dos canteiros de obras. A impressão deskjet em papel de algoão (provavelmente feitas em uma HP Z3200 ), mostram toda a complexidade do projeto arquitetônico, símbolo de ousadia e genialidade.
A visita a esta mostra resgatou meu sentimento patriótico e a admiração pelos homens que representam o que de melhor o Brasil produziu em arte, arquitetura, engenharia, paisagismo e urbanismo.

Athos Bulcão, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Carlos Leão, Joaquim Cardozo, Burle Marx e todos os grandes idealizadores desta obra monumental e fundamental para a evolução do país.

Galeria de Arte do Sesi-SP.

Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp.

Leave a Reply

Your email address will not be published.